
Cerca de 120 profissionais da saúde municipal de São José dos Pinhais participam de um treinamento promovido pelo Núcleo Municipal de Testagem em Saúde (Nutes), para melhor entender as doenças infecto-contagiosas e discutir a importância do tratamento imediato e acompanhamento contínuo aos pacientes que apresentem hanseníase ou tuberculose. É a primeira fase de uma série de etapas para a descentralização do atendimento que hoje é feito diretamente no Nutes.
O treinamento iniciado nesta terça (03), e que continua na quarta-feira, tem a finalidade de melhorar o atendimento e o tratamento de doenças infecto-contagiosas, principalmente na identificação de hanseníase e tuberculose. A partir do trabalho de formação permanente que se inicia, médicos, enfermeiros e agentes das unidades de saúde diagnosticarão mais facilmente os casos, evitando que os mesmos se agravem.
O médico pneumologista Vanderlei Kowalski, que aplica a formação para os demais profissionais, explica que a tuberculose e a hanseníase são doenças transmissíveis através do ar. Ambas são tratáveis e curáveis. No entanto, o pneumologista relata que o preconceito ainda é um fator que dificulta a relação que o paciente precisa ter com os familiares, tanto para o correto tratamento como para evitar a transmissão a eles. “É por isso, que o acompanhamento para nos certificarmos de que esse paciente está fora de risco, inclusive de transmitir a doença, é tão importantes”, reforça o médico.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Elaine Castro Neves, o tratamento de tuberculose, por exemplo, é simples. Mas como nos três primeiros meses o paciente já apresenta uma melhora significativa, muitos desistem de continuar com os procedimentos. “O tratamento em si é simples. O acompanhamento para certificarmos de que esse paciente não o interrompeu e o convencimento para que leve até a completa cura, é que é complexo”, explica.
O diretor do Nutes, João Rodrigues Neto, comenta sobre a importância de identificar a hanseníase, doença que também tem cura, antes que esta apresente sintomas crônicos. “Como uma das características dessa doença é não sentir dor, muitas pessoas acabam se machucando muito, como queimando as mão sem sentir ou sofrendo ferimentos nos pés, sem que sintam”, comenta.
A descentralização e correta identificação das doenças infecto-contagiosas também faz parte do Plano Municipal de Saúde de São José dos Pinhais, além de contribuir para a implantação do protocolo de atendimento, que resulta ainda em informações corretas para os dados estatísticos no município, no Estado e no país.
Serviço:
Além de Hanseníase e Tuberculose, o Nutes atende também outras doenças infecto-contagiosas, como Hepatite viral, Aids, e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Para realizar a testagem a população pode procurar diretamente o Nutes (Rua Paulino Siqueira Cortes, 2198, ao lado do Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais. Telefone: 3282 4455).
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário