Páginas

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Programa Economia Solidária de SJP é referência para municípios do Paraná


O Programa Economia Solidária de São José dos Pinhais vem tornando-se referência para muitos municípios do Paraná. O programa estimula a capacitação de pessoas não inseridas no mercado formal de trabalho, focando o ser humano e não a mercadoria, sem explorar o trabalhador nem destruir o meio ambiente. São José dos Pinhais possui três pontos de venda de produtos oriundos da Economia Solidária: o ônibus solidário, na Rua XV de Novembro e na própria Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.

Nesta terça-feira (17), a prefeita de Bocaiúva do Sul, Lucimeire Franco, visitou a estrutura e conheceu o funcionamento do Centro Público de Economia Solidária e da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária de São José dos Pinhais. Ela se entusiasmou com o que viu. “Em Bocaiúva do Sul temos as chamadas cozinhas comunitárias, formadas por cooperativas. Nosso objetivo é chegar a esse mesmo patamar de trabalho de São José dos Pinhais, através da economia solidária”, afirmou a prefeita.


Guloseimas preparadas por cooperativas que fazem parte do Economia Solidária foram degustadas pela prefeita, pela secretária de Assistência Social de de Bocaiúva do Sul, Lêda Momo, e representantes da Agência do Trabalhador e artesãos da cidade.

Rosemir Gomes Moreno trabalha como artesã em Bocaiúva do Sul e ficou admirada com a forma de trabalho que é aplicada em São José dos Pinhais. “Estou adorando a oportunidade de conhecer esse programa e poder quem sabe um dia contar com esse programa na minha cidade”, diz a artesã Rosemir.

“A Economia Solidária tem como princípios a autogestão, democracia, solidariedade, cooperação e respeito à natureza. Já temos sete cooperativas cadastradas para exposição de seus produtos nos pontos de vendas, recebendo assim um selo de certificação e passando por constantes avaliações para que não deixem de seguir os princípios do programa”, informou o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária de São José dos Pinhais, Adílson Stuzata.

Serviço:
Programa de Economia Solidária
Av. Rui Barbosa, nº 9.244 – Centro de São José dos Pinhais
Telefone: 3283-6800

Fotos: Sílvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Nenhum comentário:

Postar um comentário