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segunda-feira, 30 de julho de 2012

Projeto SER chega a alunos da Rede Pública

Atendimento em Psicomotricidade Relacional é focado nas crianças da rede municipal de Ensino 

Ao comemorar dois anos em São José dos Pinhais, a Vivência - Centro de Atendimento em Psicomotricidade Relacional - lança o Projeto SER - Superação, Expressão, Relação, voltado a alunos da Rede Municipal de Educação. O trabalho visa auxiliar o processo ensino-aprendizagem por meio da Psicomotricidade Relacional. 

A proposta tem cunho social e envolve estudantes do Ensino Fundamental, indicados pelas escolas. “Esse é um trabalho que já desenvolvemos com crianças e adolescentes em São José dos Pinhais. Os resultados vêm sendo significativos. Temos o espaço, os materiais, os profissionais e os resultados, então pensamos, porque não estender isso a famílias que tem seus filhos matriculados em escolas públicas e que, em geral, não tem acesso a esse tipo de trabalho”, conta a psicomotricista relacional, Daniele Moro, uma das coordenadoras do Projeto SER.

Atividade trabalha aspectos sociais, cognitivos e comportamentais

“Afinal, há dificuldades no aprendizado escolar que não são de cunho cognitivo, mas sim de ordem emocional”, diz a especialista. Ela fala que o trabalho visa auxiliar a interação social do aluno, seu relacionamento familiar e seu comportamento, tendo sempre como foco principal o positivo. “Não focamos no problema ou nas dificuldades, mas sim no que a criança sabe fazer.” 

As atividades na Vivência são em grupo; divididos por faixa etária e com, no máximo, dez participantes. As atividades acontecem uma vez na semana, durante uma hora. “A sessão em grupo traz uma riqueza maior para o desenvolvimento dos participantes.” complementa a também coordenadora do Projeto SER, Luci Ane Rosa, pedagoga e psicomotricista relacional. 

“A atividade vem justamente para perceber a criança no grupo, como é sua relação com o outro, sua comunicação, sua aceitação, seus limites, sua autoestima, sua agressividade. Mas sempre considerando as individualidades de cada um”, ressalta Luci Ane.

A profissional lembra ainda que todo o trabalho desenvolvido na Vivência conta com o atendimento periódico aos pais e responsáveis e os acompanhamentos constantes feitos à escola e profissionais que interagem com a criança ou adolescente.

Metodologia está embasada no prazer do brincar

“Os profissionais da Vivência vêm sempre à escola, saber e acompanhar o resultado do trabalho, que tem sido um sucesso. Já percebemos várias melhoras na questão comportamental e relacional dos alunos atendidos. O estudante tem a oportunidade de mostrar seu emocional, extravasar, e assim aprender a interagir e se relacionar”, acredita Solange Foggiatto Amboni, pedagoga da Escola Municipal Pedro Moro Redeschi.

Entenda a Psicomotricidade Relacional
A Psicomotricidade Relacional é uma ferramenta de apoio ao suporte afetivo-emocional. Trata-se de uma metodologia que desenvolve o bem-estar do ser humano, aprimorando os aspectos sociais, cognitivos e comportamentais no que diz respeito à aceitação de limites e frustração; à indisciplina; ao ajuste positivo da agressividade; à superação da timidez, medos e dependências; ao aprimoramento das potencialidades individuais; à elevação da autoestima; à expansão da criatividade, à afetividade e à aprendizagem.

Dentre vários objetivos que podem ser atingidos com a Psicomotricidade Relacional, destacam-se: a melhoria da autoestima e da relação de cuidado consigo, com o outro, com o espaço e com os objetos; o ajuste da utilização do próprio poder e da expressão da agressividade; a aceitação das frustrações; o desenvolvimento da criatividade e a espontaneidade; a melhora na forma de comunicação; o desenvolvimento do potencial individual e do grupo; o desenvolvimento das áreas motora, cognitiva, social e emocional.

Informações sobre o Projeto SER e a Psicomotricidade Relacional acesse www.vivenciarelacional.com.br

Fonte: PautaSJP

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