Publicidade

domingo, 29 de julho de 2012

São José dos Pinhais encerra fóruns e define rumos da Cultura até 2022

Fórum Setorial de Artesanato discutiu propostas para dar à área corpo e a cara do município. 

Os dois últimos de uma série de oito Fóruns Setoriais da Cultura, divididos em quatro finais de semana, foram realizados pela Prefeitura de São José dos Pinhais na tarde deste sábado (28). Os temas abordados foram Manifestações Populares e Artesanato.

O principal objetivo dos fóruns setoriais é envolver artistas, produtores, conselheiros, gestores e outros atores do setor cultural na elaboração das políticas públicas de cultura em São José dos Pinhais. Os participantes dos fóruns expõem suas propostas dentro das oito áreas artístico-culturais (Teatro e Manifestações com Bonecos; Artes Visuais; Música; Dança; Leitura, Livro e Literatura; Patrimônio Cultural, Material e Imaterial; Manifestações Populares; e Artesanato), que irão embasar o Plano Municipal de Cultura. O instrumento irá nortear a área nos próximos 10 anos.

Fórum Setorial de Manifestações Populares.

Para o conselheiro de Manifestações Populares, Geraldo Xisto Gonçalves, mais conhecido como Mestre Kunta, a realização dos fóruns é de suma importância para o desenvolvimento da área de cultura em São José dos Pinhais. “Pela primeira vez a comunidade e os artistas, que são os que realmente estão interessados, estão participando desse processo. Antes essa “mesa de negociação” era restrita ao poder público”, afirma. “Entre as várias propostas que serão apresentadas para a área de manifestações populares está levar a capoeira e a cultura afro e afrobrasileira para as escolas”, conta Mestre Kunta. 

A conselheira de Artesanato, Marcela Silvério, ressalta que uma das finalidades do fórum é envolver as pessoas na elaboração de propostas para a área. “O intuito é que eles pensem e ajudem a formatar uma proposta dentro do artesanato, para que ele tome corpo e a cara de São José dos Pinhais”, afirma. “Seria fácil sentar e elaborar algo na própria Secretaria, mas queremos que os cidadãos tragam as suas necessidades”, destaca Marcela, que também é chefe de divisão na Secretaria Municipal de Cultura.

Desde janeiro deste ano, São José dos Pinhais faz parte do Sistema Nacional de Cultura, e para isso deve cumprir vários pré-requisitos para garantir apoio e investimentos do Governo Federal. Este ano foram realizados o Fórum Municipal e a Conferência Municipal de Cultura, onde foi eleito o novo Conselho de Cultura.

Fotos: Rose Nienkotter
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário