Publicidade

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Três novos CMEIs que criarão 700 vagas já começam a ser construídos em SJP

Terreno do novo CMEI no Jardim Cruzeiro é preparado para receber obra 

Três novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), as antigas creches, já começaram a ser construídos em São José dos Pinhais. Cada um dos CMEIs deve atender pelo menos 240 crianças, o que gerará mais de 700 vagas para atender às famílias do município já no ano que vem.

Os novos CMEIs, que atenderão os bairros Costeira, Parque da Fonte e Cruzeiro, tiveram as suas obras iniciadas neste mês de julho e possuem prazo de conclusão de 300 dias, o que prevê a entrega no segundo semestre do ano que vem. Cada um dos novos centros tem a previsão de construção de 1.118 m², oito salas de aula e capacidade de atender a partir de 240 crianças, dividas entre meio período e integral.

Obra do CMEI da Costeira, à direita, moradias Parque São José, de realocados do Rio Ressaca

A construção será custeada em parte pelo Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), com verbas provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O município entra também com contrapartida financeira e de contratar e gerenciar a obra, custear estruturas externas e contratar equipes administrativas e professores. O convênio foi aprovado em 2011.

Conforme explica Fernando Santos, engenheiro responsável pela fiscalização da secretaria municipal de Viação e Obras, as obras dos CMEIs do Jardim Cruzeiro e Afonso Pena estão em fase de serviços preliminares, com a realização de fundações para tapumes, que devem proteger o canteiro de obras. “A obra do CMEI da Costeira, no loteamento Parque São José, já se encontra em fase de cavação de estacas e fundação”, detalha.

Orley Nogoceke, também engenheiro responsável da Prefeitura, explica que as obras terão um processo de fiscalização dinâmico e aprofundado entre a administração municipal e o FNDE. “Nós vamos enviar regularmente relatórios de medição e fotografias do andamento das obras, para que a fiscalização do órgão seja ágil”, explica.

Trator trabalha na obra do CMEI do bairro Parque da Fonte, construção deve ter 1118 m²

Também através do Proinfancia, a Prefeitura já está fazendo a licitação para construção de quatro novos CMEIs, que atenderão as famílias dos bairros Barro Preto, Santo Antônio, São Marcos e Borda do Campo. Os CMEIs do Barro Preto, São Marcos e Santo Antônio atenderão a partir de 120 crianças cada, enquanto o da Borda do Campo, cerca de 240.

Além dos novos CMEIs, a Prefeitura de São José dos Pinhais também realiza obras em diversas escolas e CMEIs do município, com objetivo de melhorar a infraestrutura, e por consequência as condições de ensino. Só em 2011, cerca de 40 instituições de ensino foram recuperadas, e neste ano, duas escolas ganharam novos prédios e um novo CMEI foi inaugurado, enquanto o CMEI A Baba do Passarinho, no Jardim Ipê, foi totalmente reconstruído. Outros seis centros passaram por reformas.

Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário