Publicidade

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Jovens de programa de resgate social retomam atividades em SJP

Wellington e Jaqueline agora têm as tardes ocupadas com o Protejo 

As atividades do Programa de Proteção de Jovens em Territórios Vulneráveis (Protejo), organizadas pela Prefeitura de São José dos Pinhais através do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), retornaram nesta semana. Cerca de 120 jovens dos bairros Borda do Campo e Guatupê estão participando do Protejo. 

Os jovens possuem entre 15 e 24 anos e encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Através de uma formação que envolve atividades esportivas, informática avançada, direitos humanos, dança, música, prática administrativa e outros conteúdos, o Protejo visa a dar oportunidade, reinserir socialmente e facilitar o acesso desses jovens ao mercado de trabalho, através da qualificação e parcerias com as empresas do município. 

As atividades esportivas do Protejo acontecem no Centro da Juventude, na Borda do Campo. Wellington de Oliveira Viana, de 16 anos, relata que perdeu alguns quilos depois que entrou para o programa. “Está sendo muito legal, porque antes eu ficava em casa jogando videogame, agora aprendo coisas novas e cheguei até a emagrecer”, conta. 

De acordo com o coordenador pedagógico do Protejo, Marcelo de Paula, a formação terá duração por mais 10 meses. Os alunos recebem uma bolsa no valor de R$100 mensais. Durante a pausa do projeto, houve uma evasão de grande parte dos jovens, uma vez que eram 240 jovens no início. “A equipe de coordenação vai fazer visitas e tentar o resgate daqueles que não estiverem fazendo outras atividades, como cursos ou trabalhando”, explica Marcelo. 

Jaqueline Aires Fontoura, de 16 anos, está gostando de participar do Protejo. “Está tudo muito legal, todo mundo interage agora. No começo tinham algumas rixas, mas agora todo mundo se entende. Além disso, os professores são super-atenciosos, se a gente não entende algo eles explicam de novo”, afirma. Ela conta que a vida mudou desde a entrada no programa. “Antes eu ficava limpando a casa ou assistindo televisão, agora tenho entretenimento”, complementa Jaqueline. 

Atividades esportivas acontecem no Centro da Juventude, na Borda do Campo

Ampliação dos Territórios de Paz

A Borda do Campo e o Guatupê atualmente compõem os chamados Territórios de Paz de São José dos Pinhais, onde atuam os projetos do Pronasci (Mulheres da Paz, Justiça Comunitária e Protejo). Já está em desenvolvimento a ampliação dos territórios para os bairros São Marcos, Quississana, Del Rey, Rio Pequeno e Vila Iná.

Segundo a coordenadora dos projetos do Pronasci pela Prefeitura, Cleusa Lima, a partir do dia 15 de setembro deve ser iniciado o diagnóstico nesses locais. “O diagnóstico dura em torno de 45 dias e tem o objetivo de identificar as áreas em que serão selecionadas as mulheres e os jovens”, destaca.

Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário