Publicidade

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Mães aprendem importância da amamentação em SJP

Mães receberam orientações de psicóloga sobre importância emocional da amamentação. 

O choro que alerta a fome podia ser ouvido do corredor – dezenas deles – do Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais na tarde dessa segunda-feira (06). Enquanto as mães assistiam à palestra sobre a importância da amamentação para a criação de vínculo com os filhos, os bebês se queixavam para ganhar alimento. O cenário fez parte de uma das ações da 3ª Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno organizada pela Prefeitura de São José dos Pinhais. 

A psicóloga Letícia Chiumento falou às pacientes da maternidade do hospital sobre os aspectos emocionais da amamentação. “Tanto para quem já amamentou quanto para quem está amamentando pela primeira vez é uma experiência única”, afirma. “É uma experiência de intimidade e união que nenhum outro ato pode proporcionar igual”, complementa. Após a palestra, as mães tiveram uma sessão de relaxamento na qual amamentaram seus bebês. 

A 3ª Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno começou na última quarta-feira (01). Uma série de ações foi organizada em toda a cidade para conscientizar as mães e as famílias sobre a importância do leite materno, como panfletagem, atividades nas unidades básicas de saúde, aplicação de técnicas de massagem como shantala (massagem de origem indiana) e missa na Igreja Matriz. 

Evelize Idamaris e o filho Bruno Henrique.

De acordo com a organizadora do evento, Estela Kunrath, o leite materno possui todos os nutrientes necessários para ser o único alimento do bebê até os seis meses de vida. “Ele protege contra infecções e diarreia, auxilia o desenvolvimento da fala, melhora a dentição, entre outros benefícios”, ressalta. 

Evelize Idamaris Katapan Cardoso, de 19 anos, teve o seu segundo filho, Bruno Henrique, no último sábado. “Apesar de eu já ter experiência com amamentação, eles me orientaram de novo, me ensinaram qual a maneira correta de segurar o bebê”, conta. “Minha outra filha só parou de mamar (com um ano e três meses) porque eu engravidei de novo”, diz. 


Lucas Gabriel tem apenas 8 dias e é o primeiro filho de Fabíola Ferreira de Oliveira. Na maternidade, ela recebe lições de como fazê-lo receber o alimento de que tanto precisa para crescer com saúde. “Pretendo amamentar o máximo que puder”, afirma Fabíola. Ela comentou também sobre a estadia no hospital. “Fui muito bem tratada por aqui”, avalia.

Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário