Professoras e educadoras participam de oficina de musicalização
Ritmo, sonorização de histórias, atividades musicais, entre outros, são tema de oficina de assessoramento de artes para professoras de todos os CMEIs de São José dos Pinhais. O Projeto Permanência, da Secretaria Municipal da Educação, prevê a atualização de conhecimentos das professoras dos CMEIs durante quatro horas semanalmente. Nesse período, entram em sala professoras substitutas que trabalham conteúdos diferenciados, como é o caso da musicalização infantil.
Desde o ano passado, as professoras inseridas no Projeto Permanência participam das oficinas tendo como foco os grandes nomes das artes brasileira e mundial. Em sala de aula, as crianças produzem materiais em vários formatos artísticos a partir das obras apresentadas pelas professoras. Em 2012, o especialista em musicalização infantil Tiago Madalozzo é o responsável pelas oficinas.
Durante o encontro, que teve sua terceira edição, as professoras e educadoras que trabalham com crianças de 1 a 5 anos confeccionaram seus próprios instrumentos musicais para serem utilizados em salas de aula. Os materiais foram feitos com garrafas pet, escolhido pela facilidade de todas terem os recursos nos CMEIs. “Podemos envolver os alunos na fabricação dos instrumentos, pintando-os e decorando, e principalmente testando a sonoridade que cada tipo de material pode ter”, afirmou o ministrante.
As professoras e educadoras devem apresentar o resultado das aulas com as crianças no dia 30 de setembro no Parque da Fonte, onde todos os CMEIs exporão seus trabalhos de artes. Na oficina, são trabalhadas peças e frases musicais simples para facilitar o entendimento das crianças pequenas. As participantes estudam o trabalho do som e do silêncio, sonorizando e musicando histórias, para inserir a música nos contos.
Madalozzo explica que as professoras aprendem na oficina a trabalhar a arte com as crianças nos diferentes contextos, com a oportunidade de tentar novas leituras, a partir do conceito de interartes, que consiste na combinação de várias linguagens artísticas. Estas linguagens são a dança, música, artes visuais e teatro. “As professoras levarão esse conteúdo às crianças, que vão vivenciar a arte a partir do conceito de interarte. Isso abre horizontes, pois as crianças podem associar a arte a partir de qualquer uma das linguagens”, detalha o ministrante da oficina.
Ivana Mueller, professora do CMEI Meu Tesouro, conta que as crianças gostam muito das aulas com elementos musicais. “As crianças participam muito, a música as deixa encantadas”, explica. Thaiza de Lima, professora no CMEI Nair Mafalda Zaniolo, lembra que a aceitação dos alunos é impressionante. “Como são músicas diferentes das que eles estão acostumados, eles adoram e interagem bastante”, afirma.
Professoras confeccionaram seus próprios instrumentos musicais com garrafas pet
Para Madalozzo, a oportunidade de contato com a música é muito importante para as professoras e educadoras. “Aqui elas percebem que têm sim condições de trabalhar com a música sim, inclusive de maneira sofisticada”, detalha. A educadora do CMEI Luiza Possebom Tozo, Michele Maia, afirma que a música e as artes em sala enriquecem muito a bagagem cultural das crianças. “Com a diversidade das músicas e dos materiais que levamos, as crianças voam. As músicas tradicionais e folclóricas agregam em muito também”, completa.
Segundo a secretária municipal de Educação, Tânia Galvão, esta é uma iniciativa voltada para a ampliação do repertório cultural dos professores e o estímulo da vivência artística dos alunos desde seus primeiros anos de vida. “As obras de arte são trabalhadas a partir do ponto de vista das crianças, inseridas em seu cotidiano de forma a criar uma memória afetiva”, argumenta.
Outro ponto positivo apontado por Tânia Galvão dentro do envolvimento artístico das crianças está na aproximação entre pais e filhos. “Estamos atuando de forma a explorar o potencial das crianças da Educação Infantil e dar destaque ao conteúdo produzido em sala de aula”, conta.
Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário