Páginas

sábado, 18 de agosto de 2012

Projeto Saúde na Escola ensina a comer bem sem gastar muito em SJP

Cozinha da unidade móvel é sala de aula para multiplicadores do Saúde na Escola 

Os três ingredientes fundamentais para uma boa refeição: qualidade, economia e sabor, foram temas de um curso ministrado nesta semana em São José dos Pinhais, na sede campestre da Associação dos Servidores Públicos de São José dos Pinhais (AFPM). O programa Cozinha Brasil, do Serviço Social da Indústria (Sesi), foi trazido à cidade pela Prefeitura, através dos gestores municipais do Programa Saúde na Escola, em parceria com a indústria local.

O Cozinha Brasil ensina à população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício. Os cursos de educação alimentar para o público geral têm 10 horas de duração. A outra modalidade, com carga horária de 24 horas, é dirigida à formação de multiplicadores. Além de aplicar o aprendizado no dia-a-dia, eles passam adiante os conceitos de comer bem e gastar pouco.

Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do SESI ensinam receitas nutritivas. Márcia Goretti dos Santos, nutricionista do programa Saúde na Escola, explica o conceito. “Esse curso orienta como aproveitar os alimentos inteiros, como os talos de beterrabas e cenouras, partes que normalmente são jogadas fora e possuem muitas fibras. Além disso, a forma diferente de preparar a comida costuma agradar as crianças”, detalha Márcia.

Elzira Riva Rocha, técnica em Saúde Bucal e membro da comissão do Programa Saúde na Escola, explica que no Projeto Saúde na Escola em São José dos Pinhais, que é uma parceria nacional do Ministério da Saúde com o Ministério da Educação, foram diagnosticadas muitas crianças com problema de obesidade. “As nossas equipes vão às escolas e conversam com os pais para orientar, detectar problemas e solucionar. E o curso é o que precisávamos para fechar, ensinar as pessoas a cozinharem melhor e comer de maneira mais saudável”, completa.

Além das receitas, os participantes têm noções de higienização dos alimentos, como comprar, como conservar e armazenar. “Entre as orientações estão dicas de evitar o uso de anéis, pulseiras, manter os cabelos presos e principalmente não falar na cozinha. O tempero da boa comida é o silêncio”, explica Elzira.

Carolina Maia, coordenadora do programa Saúde na Escola, detalha que os multiplicadores selecionados são nutricionistas, preparadores de merenda, enfermeiros, entre outros. “Essas pessoas passarão essas informações adiante, mudando devagar os hábitos alimentares, com uma noção clara do que é saudável”, afirma. A coordenadora explica que para corrigir a alimentação das crianças, a capacitação das equipes é um passo importante.

Os participantes assistem a receitas sendo feitas e recebem livro e certificado ao fim do curso

Juliana Beatriz Alves, preparadora de alimentos no CMEI A Baba do Passarinho, foi uma das participantes do evento. Embora as refeições na rede municipal de ensino sejam servidas por empresas terceirizadas, com cardápio elaborado pela equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação, Juliana já imagina como aplicar os conhecimentos junto às crianças. “Para apresentarmos às crianças esses alimentos, já é diferente. Ontem levei um pedaço de bolo de abobrinha para os meus filhos pequenos e eles adoraram. Tenho certeza de que adorarão ser as minhas cobaias para os novos pratos”, afirma.

A nutricionista do SESI e ministrante do curso Luciana Batista conta que o Programa Cozinha Brasil atravessa todo o Paraná com uma unidade móvel, equipada de uma cozinha completa. “O principal objetivo é o aproveitamento integral dos alimentos, através de uma alimentação saudável, de baixo custo e saborosa. Nós damos dicas para as pessoas diminuírem o uso de óleo e utilizar mais as cascas e talos dos legumes,”, detalha.

O Programa Cozinha Brasil, do SESI, foi trazido a São José dos Pinhais graças a uma parceria da Prefeitura com indústrias locais, uma vez que o SESI sempre busca parceria com indústrias. No final do curso, todos os participantes recebem um livro de receitas com as dicas recebidas ao longo do curso e um certificado. A diferença entre alimentos construtores, energéticos e reguladores também é explicada, junto com a importância dos nutrientes dos diferentes grupos alimentares.

Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Nenhum comentário:

Postar um comentário