Quarenta e seis donos de animais assistiram à palestra de conscientização
A população de São José dos Pinhais pode recorrer ao Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina para receber orientações e tirar dúvidas quanto aos cuidados com os animais de estimação. Uma das etapas do programa começou nesta sexta-feira (24), com uma orientação sobre a castração gratuita e informações sobre Guarda Responsável e Bem Estar Animal.
A palestra de uma hora de duração, no auditório da Prefeitura Municipal, reuniu 46 donos de cães e gatos que cadastraram os animais para serem castrados gratuitamente pelo município. Ao todo, mais de 700 cães e gatos de São José dos Pinhais já foram castrados no programa.
Para realizar a castração dos animais através do programa, o primeiro passo é fazer um cadastro junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tanto pessoalmente, como por telefone. A fase seguinte é assistir a uma palestra de conscientização, para que depois o animal seja chamado para a avaliação.
A médica veterinária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Dariane Catapan, explica que a avaliação do animal é um passo importante antes da castração, pois a saúde do bicho será avaliada, assim como a possibilidade da cirurgia. “A avaliação é como se vocês fossem levar seu filho ao médico, é um momento de responsabilidade”, explicou aos proprietários.
A vigilante Ana Paula trouxe o filho Everton para assistir a palestra com ela
Além das orientações sobre a castração, a palestra mostrou cuidados no pré e pós-operatório dos bichinhos. “Os animais precisam passar pelos exames solicitados, estar em jejum e tomar banho antes da cirurgia. Depois, é necessário ter cuidado com os pontos e cuidar do animal, ministrando a medicação indicada pelo médico veterinário, separando-o de outros animais e deixando ele num ambiente seco, limpo e aquecido, pois ele estará debilitado após o procedimento”, detalha.
A vigilante Ana Paula Voltolin soube do programa através de uma vizinha que havia castrado seus animais e estava satisfeita com o programa. “Nós temos uma gatinha filhote e queremos castrá-la o quanto antes. Meu filho adora a gatinha e assistir à palestra e ao vídeo também foi importante para ele”, completa, citando o filho Everton, de 7 anos, que a acompanhou.
Carmem Lúcia Correa, pedagoga, cadastrou um cachorro macho e uma fêmea, mas após a palestra percebeu que é necessário castrar somente um dos dois, já que eles não têm acesso à rua. “Eu não tinha noção da importância da castração nos animais domésticos. Soube através de uma colega e com certeza vou espalhar a ideia, todos precisam se conscientizar”, afirma.
Após o curso, os donos serão chamados pela secretaria de Meio Ambiente para uma consulta dos animais com funcionários da Secretaria e residentes em Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para a aplicação das vacinas antirrábica e óctupla, antipulgas e fornecimento de vermífugo. Além disso, eles verificarão as condições de saúde e possibilidade de castração dos cães e gatos e darão orientações aos donos sobre os cuidados adequados com os bichinhos.
Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário