
Marcelo Jugend recebe grupo de taxistas para definição do conselho comunitário
A importância da mobilização da comunidade e a participação dela no processo de segurança pública foram debatidas por taxistas nesta terça-feira (14) na Secretaria Municipal de Segurança de São José dos Pinhais. Mobilizados desde janeiro deste ano, os representantes espontaneamente eleitos pela classe estruturarão o novo Conselho Municipal de Segurança Cidadã, o Comunseg denominado Conselho de Motoristas Autônomos.
O taxista Wille Lauterjung afirmou que a ideia de criar um Comunseg para os taxistas é aproximar a classe da tomada de decisões e reivindicação de direitos. “As pessoas precisam conhecer seus direitos e saber que as decisões dependem de sua participação. Nós não sabíamos dos nossos direitos”, disse. O também Marcio Ziehesdorff, o benefício da parceria através do conselho não é apenas para a classe. “A corporação de taxistas amadurece muito com isso, e a comunidade vai se beneficiar”, completa.
Marcelo Jugend, secretário municipal de Segurança, explica que a relação da população com o Estado é delicada e precisa ser mudada. “Há mais de 400 anos, o relacionamento do Estado com o cidadão é de subserviência, e isso não muda com a democracia, muda com participação”, atentou Jugend. Para o secretário, é necessário mostrar aos cidadãos mais humildes que eles não são menores do que ninguém e possuem plenas condições de reivindicar direitos.
Lauterjung lembrou o fato de que os 478 táxis da cidade são interligados com rádio comunicador, havendo a possibilidade de contato com a Guarda Municipal. “Hoje em dia, em casos de roubo de carro, a central de táxis é avisada, pois estamos espalhados pela cidade toda rodando. Nós podemos e queremos ampliar esta parceria com a Secretaria de Segurança”, finalizou.
O taxista Alexandre Ferreira lembrou o fato de haver dificuldades entre os taxistas para a criação do Comunseg. “Deixamos os nossos carros parados e o nosso trabalho de lado nesse momento para tratar do Comunseg. Não se trata de uma ação pela categoria, mas é algo que será bom para toda a comunidade”, detalhou.
A diretoria do novo Comunseg deve ser empossada na próxima reunião ordinária dos Comunsegs, na última quinta-feira do mês. Haverá uma reunião a cada 45 dias para os participantes.
Foto: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário