Publicidade

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Agentes levarão conhecimento a famílias reassentadas do Ressaca

Agentes comunitários de saúde e agentes de endemias conheceram o projeto do Rio Ressaca 

A Prefeitura informa que mais de 100 agentes de endemias e agentes comunitários de saúde do município participaram na tarde desta terça-feira (25) de apresentação do projeto do Parque Linear do Rio Ressaca. 

A reunião na sede da Associação dos Funcionários Públicos Municipais (AFPM) envolveu as secretarias de Habitação, Meio Ambiente e Saúde. Inicialmente, foi feita uma apresentação sobre o projeto de uma maneira geral, para situar e proporcionar maior conhecimento aos agentes pertencentes às regionais de saúde do Afonso Pena, Costeira e Centro – que abrangem o segundo trecho das obras do projeto.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente explanou sobre os serviços que presta à população, como a coleta de lixo, coleta de entulho, resíduos de construção civil e outros, a fim de garantir que os agentes possam informar aos moradores das regiões caso haja necessidade. 

Por fim, a Secretaria de Saúde falou sobre saneamento e a importância dele para a qualidade de vida da população; com o objetivo de que quando os agentes façam a visita às casas possam orientar melhor os moradores. A intenção não é apenas prevenir doenças, mas também tratar de questões como esgoto irregular e lixo acumulado, para proporcionar a prevenção de doenças decorrentes desses problemas. 

“A ideia desse encontro é fortalecer o projeto e fazer com que os agentes tenham uma visão global”, explica a chefe de Divisão de Saúde Ambiental, Caroline Gribogi. Na última quarta-feira (19) foi realizada uma reunião nos mesmos moldes com pedagogos e diretores das escolas que fazem parte do segundo trecho do projeto do Rio Ressaca. 

Jacira Carlos Teixeira Ribeiro

Jacira Carlos Teixeira Ribeiro é agente comunitária de saúde há mais de oito anos. Ela trabalha no bairro Vale Verde, local para onde foram reassentadas 37 famílias que moravam no Rio Ressaca. Ela conta que foi até a área onde eles moravam antes para avaliar a situação. “Fui e fiz a comparação e a diferença é realmente enorme. Teve 80% de melhora para eles”, comenta Jacira. 

Dione Santos é agente comunitária no bairro Parque São José. Lá moram 12 famílias que antes residiam às margens do Rio Ressaca. “Pelo que eles comentam, eles acordavam de madrugada com água na casa, era bem complicado”, finaliza Dione. 

Fotos: Giulianna Santos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário