Secretaria Municipal de Educação apresenta palestras para candidatos a diretores 2012 e toda a comunidade escolar
A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais informa que o próximo encontro para candidatos à eleição de diretores das escolas acontece no próximo dia 20 de setembro.
São ao todo quatro encontros organizados pela Secretaria Municipal de Educação para discutir temas direcionados aos interessados no cargo de diretor e a toda a comunidade escolar inscrita. O objetivo é esclarecer aos participantes as funções do diretor escolar e diretor auxiliar e apontar a necessidade da elaboração do Plano de Ação e da atualização constante do gestor em relação à legislação educacional. O segundo encontro aconteceu na noite de quinta-feira (13), no Plenário da Câmara Municipal.
De acordo com Eliane Maria Vitkovski, diretora do departamento do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de São José dos Pinhais, a ideia central desses encontros é discutir a função de diretor e diretor auxiliar das escolas municipais e CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) de toda a rede. “Existe a preocupação de que muitas vezes o professor ou pedagogo que se candidata desconhece as questões da gestão que ele se propôs a fazer”.
Nos encontros, vários temas são abordados, como o Estatuto da Criança, Constituição Federal, plano nacional e projeto pedagógico, para que os candidatos entendam melhor o trabalho que se propuseram a fazer e que façam uma candidatura mais consciente.
Eliana explica que as inscrições para os encontros são abertas tanto para os interessados em se candidatar nas eleições de novembro como para toda a comunidade escolar que queira se informar mais sobre o assunto.
“Tivemos 180 pessoas inscritas para a primeira turma e já temos 100 inscritos para a segunda turma que vai acontecer no mês de outubro. São pessoas também que se interessaram em aprender um pouco mais, todo o funcionamento da escola, sobre a função da direção”, explica a diretora Eliane.
O primeiro encontro aconteceu em 6 de setembro, com o tema “Atribuições do Cargo de Direção e Direção Auxiliar, Organograma da Instituição Escolar”. No segundo encontro que ocorreu nesta quinta-feira (13) foi abordada a Lei nº 940,02/10/2006, Gestão Democrática e Conselho Escolar.
Os próximos encontros serão no dia 20 de setembro, com os temas: Avaliação Institucional, Avaliação de Desempenho dos Servidores Decreto nº 920/2004 e APM (Verbas e Prestação de Contas), e o último acontece no dia 27 de setembro, sobre Ética na campanha e nas relações e Plano de Ação para a candidatura ao cargo de direção.
As inscrições estão sendo recebidas pela Secretaria do Departamento de Ensino Fundamental no e-mail valeria.perbiche@sjp.pr.gov.br e telefone 3381-6987.
Foto: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário