A Rede Bandeirantes de Curitiba realizou ontem o debate entre os candidatos de São José os Pinhais, contando com a presença de Luiz Carlos Setim, Carla Gapski, Ivan Rodrigues e Rodrigo Rocha Loures. O debate se desenvolveu em 4 blocos, sendo que nos dois primeiros os temas eram sorteados e os candidatos comentavam o tema por 2 minutos e com um contra-ponto de outro candidato. Nos dois últimos blocos foram permitidas perguntas diretas entre os candidatos, sempre com temas sorteados.
O candidato Setim estava visivelmente preocupado com a reportagem da Revista Veja, que àquela altura do debate estava chegando às residências e às bancas, trazendo uma denúncia pesada do que já está sendo conhecido como o Caso Carioca, tendo em vista que a empresa beneficiária de um suposto caso de peculado, informação privilegiada e lavagem de dinheiro no qual Setim teria envolvido os próprios filhos para compra de um terreno no Bairro Cidade Jardim em São José dos Pinhais.
O Caso Carioca prejudicou o desempenho de Setim, uma vez que teve grande dificuldade de articular as frases, gagejou em todas as intervenções e não apresentou nenhuma proposta digna de registro. Ainda teve que ouvir Rodrigo Rocha Loures dizer que seu desempenho parlamentar foi “muito fraco” e que não é verdade que tenha sido ele, Setim, quem trouxe as montadoras para São José dos Pinhais e sim João Ferreira. Setim mostrou-se com idéias e conceitos velhos. Para os próximos debates terá que se preparar melhor e melhorar a postura.
Ivan Rodrigues manteve a sua principal característica durante o debate. Tranquilo, enfrentou todos os temas propostos com boa desenvoltura e com argumentos sempre técnicos. Manteve a linha de apresentar as conquistas do governo e dos avanços que poderão advir a partir delas. Foi seguro e calmo na desenvoltura das respostas e intervenções. Só saiu da linha quando afirmou que o candidato Rodrigo Rocha Loures não reside em São José dos Pinhais. Ivan foi o que melhor conseguiu transmitir seus raciocínios. No entanto, faltou para Ivan utilizar mais os números da sua gestão para sustentar suas falas.
Rodrigo Rocha Loures partiu para a demagogia. Prometeu que vai duplicar os investimentos em segurança, saúde e educação, mas sem indicar de onde sairão os recursos. Referiu-se exageradamente ao Vice-Presidente Michel Temer, como se ele pudesse liberar recursos para a cidade. A insistência em referir-se a Michel Temer e a reuniões do a Presidente Dilma, que apoia Ivan, deixou transparecer uma certa presunção e um pouco de arrogância. Seu desempenho foi com boa desenvoltura e teria crescido mais não fosse as propostas irreais. Para os próximos debates terá que corrigir esses aspectos.
Carla acusou a inexperiência. Insegura e com o olhar trepidante e nervoso, perdeu a oportunidade de mostrar todo o conhecimento que tem em saúde pública quando foi confrontada sobre esse tema. Suas intervenções foram muitos dispersas e pouco objetivas em relação aquilo que pretende fazer. Poderá melhorar muito o seu desempenho se puder se concentrar mais, eliminar o nervosismo, e ilustrar mais suas propostas com dados estatísticos.
O debate contribuiu muito para melhorar o conhecimento dos eleitores sobre os candidatos. Veremos o que ocorre nos próximos.
Fonte: BlogSJP
0 comentários:
Postar um comentário