Páginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

São José dos Pinhais dará nome a equipamento público no Chile

Solenidade das Festas Pátrias Chilenas no CMEI Santa Maria de Los Angeles

A unidade de ensino de São José dos Pinhais batizada com o nome de uma cidade-irmã chilena abrigou uma solenidade que comemorou os 202 anos de independência do país andino.

As Festas Pátrias Chilenas foram realizadas nesta terça-feira (18) no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santa Maria de Los Angeles, que atende às comunidades do Jardim Fátima, Riacho Doce, Santa Clara, Krichak e Antares, na região do Rio Pequeno, em São José dos Pinhais.

Julio Eduardo Loyola, presidente da Associação de Intercâmbio Latino Americano (AILA) e natural de Santa Maria de Los Angeles, conta que escolheu São José por ser parecida com a sua cidade natal. Ele mora no Brasil há 32 anos e relata que em São José dos Pinhais o “hermanamento” foi tão bem recebido pela Prefeitura Municipal que surgiu a ideia de dar ao CMEI o nome da cidade chilena.

Da mesma forma, em Santa Maria de Los Angeles está sendo feita uma grande obra na área da saúde que terá o nome de São José dos Pinhais, consolidando assim essa irmandade entre as duas cidades.

Segundo Loyola, apesar de ser simples, a comemoração da independência do Chile tem um grande valor patriótico, assim como para nós é o 7 de Setembro.

“Já tenho duas filhas nascidas aqui e adotei como minha cidade. Defendo São José ate debaixo d’água”, conta orgulhoso Julio Eduardo Loyola.

Estiveram presentes no ato solene para lembrar a data da independência chilena a Banda da Polícia Militar e o Pelotão de formação, além de autoridades municipais.

A diretora do CMEI Cleide Pimentel se disse lisonjeada em ter essa instituição de ensino como local de participação dos chilenos “É muito importante para mim, meus alunos e todo meu grupo de trabalho fazer parte desta história, é produtivo e ajuda na educação”, explica Cleide.

Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Nenhum comentário:

Postar um comentário