São José dos Pinhais torna-se cada vez mais independente em relação à capital do Estado em vários quesitos, especialmente na área de saúde pública. Se em Curitiba a Prefeitura local credita parte do movimento das unidades de saúde à necessidade atender à demanda de municípios vizinhos, tal panorama não se aplica aos pacientes de São José dos Pinhais.
Desde 2009, uma série de equipamentos foram criados e mudanças realizadas em São José dos Pinhais a fim de facilitar a vida do munícipe, que pode fazer consultas e exames necessários sem cruzar as divisas e ocupar vagas do SUS de outras cidades. Para os poucos serviços ainda não disponíveis, como alguns atendimentos de alta complexidade, a Prefeitura de São José dos Pinhais firmou contrato por licitação com hospital privado para atendimento de 70 pacientes por mês.
Para melhorar o quadro, nos próximos dias mais equipamentos de saúde serão abertos em benefício dos são-joseenses. Segue o cronograma dos eventos:
• 12 de setembro: Abertura da Unidade de Saúde Afonso Pena: pertencente à regional de saúde do bairro Afonso Pena.
• 17 de setembro: Abertura da Unidade de Saúde do Quissisana, pertencente à regional de saúde da Costeira.
• 20 de setembro: Abertura da Unidade de Saúde da Borda do Campo, pertencente à regional de saúde da Borda do Campo. Terá atendimento 24 horas e ambulância do SAMU.
• 21 de setembro:
Abertura do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto, na Vila Braga.
Abertura de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais.
Reabertura do Hospital Atílio Talamini: instituição vai funcionar como centro de especialidades, com consultas e exames; também será hospital-dia e terá 42 leitos de retaguarda clínica para procedimentos de menor complexidade.
Histórico
No início de 2009, São José dos Pinhais deu um grande passo para a melhoria da saúde pública com a municipalização do Hospital São José, até então entidade filantrópica que estava prestes a fechar as portas devido ao alto valor de dívidas, problemas na gestão e na infraestrutura. O Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais recebeu vários equipamentos e instalações para melhor atender a população, como a UTI neo-natal e o pronto-socorro pediátrico.
Atualmente, o Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais realiza cerca de 10 mil atendimentos mensais, sendo que aproximadamente 30% dessa demanda é de outros municípios. Além disso, em média 9 mil internamentos são feitos mensalmente na instituição. Mais de R$60milhões são investidos anualmente no hospital pela Prefeitura, a fim de garantir os serviços à população.
O número de procedimentos feitos no Hospital também aumentou após a municipalização. Já eram feitas cirurgias gerais, neurológicas e ortopédicas; agora também são feitas cirurgias ginecológicas, urológicas, torácicas, plásticas reparadoras e pediátricas. O investimento possibilitou que modernos equipamentos fossem adquiridos, como uma nova máquina de ecografia e uma nova e moderna autoclave, utilizada para esterilização.
Para melhorar o atendimento nos bairros, novas unidades básicas de saúde foram criadas, como a do CAIC, Córrego Fundo e Cristal. Outras também receberam nova estrutura, mais moderna e confortável aos usuários, como Guatupê e Murici.
A independência de São José dos Pinhais em relação à capital recebeu um grande impulso com a implantação da gestão plena do SUS, em abril do ano passado. Desde então, o município faz o gerenciamento direto dos recursos, o que possibilitou, por exemplo, o aumento de procedimentos especializados, que passaram de um milhão em 2011.
A institucionalização da residência médica em São José dos Pinhais, em março de 2011, contribuiu para a melhoria do atendimento. Neste ano entrou a segunda turma e cidade conta com 40 médicos residentes reforçando o sistema municipal de saúde
Outro importante equipamento de saúde que está em construção no município é a Unidade de Pronto Atendimento, no bairro Afonso Pena. O espaço funcionará como um mini-hospital, com atendimento 24 horas.
O secretário municipal de Saúde, Irvando Carula, destaca a importância que a reinauguração do Hospital Atílio Talamini terá para o município. “Gradualmente serão inseridas cada vez mais especialidades e realização de procedimentos. O objetivo é diminuir a demanda do Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais e permitir que a pessoa seja atendida, faça os exames e, se necessário algum procedimento, também realize tudo em um mesmo local”, afirma Carula.
Os avanços da saúde municipal de São José dos Pinhais foram grandes, mas os esforços da administração municipal continuam para proporcionar aos cidadãos a maior oferta de serviços na própria cidade.
Fonte: BlogSJP
0 comentários:
Postar um comentário