Publicidade

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Centro cirúrgico ajudará a controlar população de cães e gatos em SJP

Centro cirúrgico para cães e gatos junto à UVZ de SJP 

A população canina e felina de São José dos Pinhais, estimada em mais de 30 mil, de acordo com um censo realizado no município, ganha um centro cirúrgico para atendimento permanente, com toda a infraestrutura. O centro cirúrgico fica junto à Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ, antigo CCZ), e tem a finalidade de aumentar o controle ético dessas populações, por meio da castração.

Para a criação do centro cirúrgico, um espaço que estava em desuso junto à UVZ no bairro São Francisco foi reformado e preparado. Agora terá sala de entrada principal, sala de pré-operatório, vestiário para equipe médica, sala de antissepsia, centro cirúrgico, sala de expurgo (para seleção de material descartável e reutilizável), sala de pós-operatório, farmácia veterinária almoxarifado e sala dos técnicos.

80% dos novos equipamentos já estão em fase final de instalação

O centro cirúrgico começará a funcionar nos próximos dias, assim que os fornecedores entregarem todos os equipamentos. O espaço já foi reformado e a maioria dos novos equipamentos já foi instalada. Em princípio, o atendimento será para os animais que vivem com seus donos. Para isso, uma equipe de dois médicos veterinários será auxiliada pelos agentes de endemia que já trabalham na UVZ, mas a equipe deve ser ampliada através de concurso público.

De acordo com um dos médicos veterinários que colabora com a implantação do novo centro cirúrgico, Haroldo Greca Júnior, para iniciar um trabalho de castração com as populações canina e felina de rua, primeiro o município precisa criar uma lei que permita legalmente a ação.

Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário