Publicidade

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Feira fomenta a inserção de profissionais com deficiência em empresas de diversos ramos

4ª Feira Metropolitana de Emprego e Qualificação Profissional para Pessoas com Deficiência 

A 4ª Feira Metropolitana de Emprego e Qualificação Profissional para Pessoas com Deficiência, realizada nesta quarta-feira (31) pela Prefeitura de São José dos Pinhais, atendeu e encaminhou interessados para o preenchimento de mais de 650 vagas de emprego, em Curitiba e SJP. As 22 empresas participantes preencheram imediatamente as vagas, a partir dos currículos recebidos e cadastrados durante a feira.

Conforme explica o responsável pelo Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Vilson Marques, empresas das áreas de telefonia, automobilística, industrial, supermercados e outras chegaram pela manhã, com número de vagas ampliado. “As pessoas estão comparecendo, o tempo está bom e até o final do dia, esperamos cumprir com a expectativa de mais de 5 mil atendimentos”, adianta Vilson.

Rita de Cássia Barros, 40, trabalha há mais de 10 anos como auxiliar administrativa e estava buscando uma nova oportunidade. Ela conta que tem muita disposição para o trabalho e gosta do que faz, mas reclama que o mercado de trabalho ainda precisa compreender melhor a condição do deficiente. “Dar oportunidade a uma pessoa com deficiência não é tudo. É preciso adequar o ambiente para isso e principalmente, conscientizar os colegas para que aprendam a trabalhar com aquele que é diferente, dentro de algumas limitações. Só assim, isso se transforma num ganho para todos”, comenta Rita, que tem dificuldade de locomoção, devido a uma poliomielite que a atingiu aos três anos de idade.

Giovanni foi encaminhado para uma vaga como operacional da indústria automotobilística

Já o ajudante operacional, Giovanni Enrico Piacentini, 30, que é deficiente auditivo desde o nascimento, devido a sua mãe ter contraído rubéola, tem uma opinião muito positiva da sua situação. Ele buscou uma vaga como operacional no setor automotivo, e através de intérpretes em Língua Brasileira de Sinais (Libras) explicou que a feira é muito importante para dar acesso às pessoas que sozinhas teriam mais dificuldades. Também diz que já trabalhou em três empresas, na função operacional, e nunca teve grandes dificuldades. “Toda a vez que chego numa empresa nova, tenho um aparente conflito. Mas a partir da convivência, tudo se ajusta. Eu aprendo com eles e também ensino a minha linguagem, o que resulta sempre numa troca interessante e até rica”, ressalta.

O secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária de São José dos Pinhais, Adilson Stuzata, explica que a feira é um facilitador para que as empresas cumpram com a lei 8.213/91, que destina 2 a 5% das vagas (dependendo do total de empregados) das empresas a pessoas com deficiência. “Outro aspecto importante é que com uma boa amostra de empresas e pessoas as chances de melhor seleção e bons resultados são maiores", ressalta o secretário.

Fotos - Thaís Olinek
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário