Publicidade

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Internet por fibra ótica moderniza escolas rurais em São José dos Pinhais

Acesso à internet é utilizado por professores para dinamizar as aulas 

A simples tarefa de pesquisar uma informação na rede mundial de computadores não era possível para muitos alunos de São José dos Pinhais. Mas esta realidade vem mudando desde outubro, quando a Prefeitura de São José dos Pinhais começou a instalar conexão de internet através de fibra ótica em 21 unidades escolares anteriormente isoladas do mundo virtual.

Na Escola Rural Municipal Alfredo José Eichel, que fica na Colônia Malhada, a 23 km do centro de São José dos Pinhais, a possibilidade de usar a internet foi uma surpresa para todos os alunos e um alívio para a equipe pedagógica. “Antes utilizávamos internet emprestada de uma escola estadual ou do posto de saúde. Mas eles acabavam desligando o sinal de vez em quando e não podíamos contar com a internet para nenhuma atividade”, lembra a diretora Nilse Regina Sare. Para enviar materiais à Secretaria Municipal de Educação era necessário o uso de malotes ou o de computadores emprestados para o acesso aos e-mails. “Agora estamos sempre atualizados, sabendo de tudo o que acontece na Secretaria, pois recebemos os ofícios por e-mail”, afirma.

Jean Eduardo Oliveira, de 8 anos, aluno do 3º ano, já sabe o que gosta de fazer ao usar os computadores com acesso à internet. “Eu gosto de pesquisar sobre animais, ver fotos e vídeos, e também gosto de jogos”, confirma. Ana Priscila Valaski, 8 anos, colega de Jean no 3º ano, usa também o acesso para pesquisa, mas o que ela gosta mesmo é de se divertir. “Entro na internet para procurar sites que tenham joguinhos”, conta.

Ana Priscila e Jean, alunos do 3º ano, utilizam a internet para realizar pesquisas

A pedagoga Karina Ryndack revela que com a chegada do acesso exclusivo à internet, a escola decidiu investir em computadores, e comprou 15 unidades com verba da Associação de Pais e Mestres e recursos federais. “Pedagogicamente é um recurso muito bom para os professores e alunos da escola. Por ser região rural, poucos alunos têm acesso à internet em casa, então eles ficam realmente animados com essa nova possibilidade”, comemora a pedagoga.

De acordo com Mario Mello, diretor de Suporte Operacional da Secretaria Municipal de Educação, mais de 25 escolas e CMEIs não tinham acesso à internet no início da gestão do prefeito Ivan Rodrigues - entre elas 6 escolas sequer possuíam linhas telefônicas, pois as operadoras não conseguiam chegar a até elas. “A solução encontrada pela administração municipal foi lançar uma licitação, vencida pela Copel. Todas as unidades escolares que não eram atendidas vão receber internet com um link de 4 megabits, através de fibra ótica”, detalha. Mario afirma que o problema da telefonia também foi resolvido, com a contratação de telefones celulares rurais.

A responsável técnica pela instalação é a Copel, empresa vencedora da licitação promovida pela Prefeitura de São José dos Pinhais. O investimento totaliza 540 mil reais.

Com a licitação, agora todas as unidades escolares de São José dos Pinhais terão acesso à internet. “Isto abre perspectivas para o futuro, para trabalhar com novos projetos com os alunos, pois a estrutura já está pronta”, afirma Mario. Todas as unidades escolares estão ligadas ao Sistema de Gestão da Educação, o GIER Online, que possui dados sobre os funcionários da escola, frequência e cadastro de todos os alunos.

Das 21 unidades escolares que devem ser atendidas pela internet de fibra ótica, oito já estão em pleno funcionamento, após terem passado por avaliação de técnicos da Copel, instalação de material e adequação para acesso feita pelo setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura. As unidades escolares restantes estão com a instalação em andamento, e a Copel tem 90 dias para concluir o serviço.

Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário