Publicidade

sábado, 6 de outubro de 2012

Prefeitura inicia diagnóstico nos Territórios de Paz de mais 5 bairros em São José dos Pinhais

Mulheres da Paz conversam com moradora da região da Borda do Campo, já atendida pelo Pronasci 

A Prefeitura de São José dos Pinhais informa que já iniciou o diagnóstico de cinco novos bairros para implantação do programa Territórios de Paz. Os bairros são o São Marcos, Quissisana, Del Rey, Rio Pequeno e Vila Iná. A previsão é que o trabalho tenha duração de 45 dias.

Considerado pelo Ministério da Justiça como uma referência na execução dos projetos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) de combate à violência e a criminalidade, o município de São José dos Pinhais habilitou mais um Território de Paz junto ao Programa, que foi batizado de Região do São Marcos mas na verdade abrange outras localidades.

Essas áreas receberão os projetos Mulheres da Paz e Programa de Proteção à Jovens em Território de Vulnerabilidade (Protejo), que passaram por reformulação pelo Pronasci e agora são executados em conjunto. De acordo com o IBGE, mais de 5 mil jovens moram na região selecionada.

O levantamento de dados feito pela Secretaria Municipal de Segurança, com base em dados do IBGE, Mapa da Violência, Datasus, Ipardes, ente outros, mostra um cenário de violência concentrado nas regiões a serem acompanhadas pelo Pronasci. Em 2011, ocorreram 62 mortes violentas nos bairros, sendo 43 delas de jovens de 15 a 24 anos, que devem ser o público-alvo do projeto. Em todo o estado do Paraná, a violência cresceu. De acordo com o Mapa da Violência 2010 os homicídios na população de 15 a 24 anos, no período de 1997 a 2007, cresceram mais de 160%.

De acordo com a coordenadora dos projetos do Pronasci pela Prefeitura, Cleusa Lima, os dados levantados dão a visão quanto ao sentimento de insegurança da população nestas áreas citadas. “Essas afirmações são confrontadas pelos índices oficiais levantados. É de grande importância a aplicação do projeto Mulheres da Paz/ Protejo nestas regiões para uma promoção de Cultura de Paz nestas comunidades”, explica.

Após a resposta positiva da população aos projetos que vêm sendo desenvolvidos desde 2010 nas regiões do Grande Guatupê e Borda do Campo, a Prefeitura enviou nova proposta para ampliar o combate à violência, assim que o MJ abriu novamente para cadastro. A proposta foi aprovada em todas as fases. Serão mais 50 mulheres da paz, que atenderão a mais 75 jovens de 15 e 24 anos. Mas o projeto vai além dos atores envolvidos diretamente. Ao todo, vai beneficiar cerca de 47 mil pessoas que habitam nessa região.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend, os projetos estão sendo ampliados inclusive geograficamente, pois algumas das localidades do novo território, como o Iná, ficam no entorno da Borda do Campo e Guatupê. “Estamos conseguindo resgatar aqueles são-joseenses que precisam de mais atenção do poder público”, afirma o secretário.

Secretário de Cultura assina mais um Ponto de Cultura, que atenderá os Territórios de Paz

Teatro de rua

Na última quinta-feira (04), secretara municipal de Cultura assinou o contrato do último dos cinco Pontos de Cultura de São José dos Pinhais. A empresa contratada, a Companhia do Intérprete será responsável por ações de teatro na rua nos Territórios de Paz do Guatupê e Borda do Campo, em um projeto conjunto com as ações do Pronasci. “Vamos treinar pessoas para fazerem teatro de rua, pois um dos objetivos do Pronasci é elevar a segurança dos cidadãos através de ações de cidadania, que incluem a cultura e acesso aos serviços públicos”, explica o secretário municipal de Cultura, Christian Bundt.

Foto: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário