Professoras da Rede Municipal recebem certificados de capacitação em educação no trânsito
A Prefeitura de São José dos Pinhais e professoras da rede municipal de ensino, preocupadas com gerações futuras, estão sendo capacitadas para ensinar sobre segurança no trânsito.
Na noite de segunda-feira (22) na Câmara Municipal, professoras receberam certificado de formação do curso “Criança Segura”, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e a ONG Criança Segura, com apoio da concessionária de rodovias Ecovia. O curso de 60 horas é feito 50% online e 50% com aulas presenciais. Esta é a segunda turma de formandos do ano, com 80 professoras da rede de ensino fundamental e também dos CMEIs (as antigas creche).
Silvana Ferraz, agente administrativa da Secretaria de Transportes e Trânsito de São José dos Pinhais e representante da coordenação de educação para o trânsito, explica que as professoras formandas podem usar contextos dentro da interdisciplinaridade da escola. “Nosso intuito não é apenas ensinar sinalização, regras de trânsito, mas sim a cidadania, a educação para o trânsito no sentido de formar cidadãos” explica Silvana.
O curso é fornecido pelo DEMUTRAN em parceria com as secretarias municipais de Transportes e Trânsito, Educação e Segurança. Silvana Ferraz conta que a Guarda Municipal tem dado total apoio com aulas aos 4º anos em toda a rede municipal. Nove guardas municipais são responsáveis pelas aulas sobre educação no Trânsito e em parceria também com a Polícia Militar.
As vagas para participar do curso são abertas duas vezes por ano, e dentro do curso as professoras precisam elaborar um plano de ação nas escolas a ser colocado em prática junto às crianças, que será avaliado pelo pessoal da DEMUTRAN e pela ONG Criança Segura.
Educadora Débora Conceição recebe seu certificado e gostaria de dar continuidade ao curso
Débora Conceição das Chagas, educadora social do CMEI Ivone Nester Ravaglio, conheceu através do curso o modo certo do uso da cadeirinha - atrás do banco do passageiro, para ela visualizar pelo retrovisor. Através dessa aprendizagem ela e seu grupo criaram um projeto de ação sobre a cadeirinha de 0 a 10 anos como tema. “Vamos apresentar nossa proposta para o CMEI, a comunidade e os pais dos alunos, e levaremos folders para todos levarem para a casa e ser divulgado ao máximo”, contou.
O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Giovani de Souza, e parabenizou as professoras e lembrou a importância da criação da pasta pelo prefeito Ivan Rodrigues. “Agradeço o Prefeito Ivan por criar a Secretaria de Transportes e Trânsito, que visa o hoje e o futuro numa cidade como de São José que tem crescido muito”, afirmou.
Giovani conta que já foram criados programas de trânsito para estimular o cidadão a praticar a cidadania, o que ajudou a reduzir acidentes e mortes. Em alguns pontos, principalmente em frente a escolas, foram colocadas travessias elevadas com o apoio da Polícia Militar. Cristiane Yared, empresária e diretora da ONG “Paz no Trânsito” também esteve presente e parabenizou as professoras pela atitude de levar conhecimento sobre educação no trânsito para as salas de aula.
Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário