Publicidade

sábado, 6 de outubro de 2012

Sede da escola pública de arte de SJP é modernizada e ganha acessibilidade

Alunos e convidados deixam marcas das mãos com tintas nas paredes 

A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais informa que a Escola de Linguagens Culturais (ELIC), centro de ensino artístico público da cidade, retomará a sua rotina e atividades com um prédio mais moderno e com acessibilidade a partir desta segunda-feira (08).

O secretário municipal de Cultura, Christian Bundt, lembrou que o espaço criado em 2010 não tinha as condições desejáveis. Agora reformado, o prédio tem acessibilidade total para deficientes físicos e idosos com o novo elevador, ar condicionado em todas as salas e pisos adequados, revestimentos acústico para a parte de música, o chão específico com amortecedor para dança, nova iluminação e espaço para exposição. “A ELIC está equipada e pode ser considerada uma das melhores escolas de cultura do Estado. Assim alcançamos a democracia, trazendo acessibilidade e tratando com igualdade todas as pessoas”, afirma o secretário.


No ato que marcou a reabertura da escola, na noite de sexta-feira (05), o diretor em exercício da ELIC, Alan Rodrigo Santana, informou que professores e alunos convidaram o público para escutar a poesia ao pé do ouvido, um projeto da escola do grupo de teatro. Também foram apresentados vídeos de alunos na sala de teatro e um pequeno baile de dança de salão também foi aberto para os convidados.

“Uma das novidades é que os convidados e alunos poderão deixar marcas das mãos com tinta em duas paredes brancas. A ideia é que os alunos se sintam parte da escola”, explica Alan Rodrigo.

Mostra de Teatro e Cinema

Ao final de cada semestre, alunos dos cursos de teatro, expressão do corpo e voz, balé, hip hop, jazz, capoeira e dança de salão da ELIC apresentam trechos de espetáculos para escolas e ao público em geral. É a Mostra de Processos do Núcleo-Teatro, que se apresentou na última quarta-feira, para escolas, e neste sábado (06), para o público geral, com o espetáculo infantil O Pequeno Conselheiro do Rei, representado por crianças de 8 a 12 anos.

Um dos objetivos da Mostra é trazer um pouco de arte a quem pouco, ou jamais teve contato com ela. “Além de favorecer o aprendizado, as apresentações possibilitam acesso à cultura para muitas pessoas, algumas tendo pela primeira vez o contato ao teatro”, afirma o diretor do núcleo-teatro, Fernando Klug.

Para adolescentes e adultos, haverá a exibição dos curta-metragens realizados no Projeto-cinema, que dá aos alunos da ELIC a oportunidade de experimentarem a linguagem da câmera. O projeto começou no ano passado com pequenas cenas e, neste ano, além dos filmes com alunos, foram realizados dois cursos de interpretação para câmera por Fernando Klug e João Fernandes.

Fotos: Bárbara Lobo
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário