Publicidade

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Festival de Teatro de São José dos Pinhais privilegia liberdade de estilos

Ensaio da peça "O Pequeno Conselheiro da Rainha", uma das atrações do Festival 

A partir desta quarta-feira (21), os são-joseenses poderão prestigiar o 4º Festival de Teatro de São José dos Pinhais, promovido pela Prefeitura Municipal. São nove espetáculos, entre infantis, adolescentes e adultos, resultados do trabalho dos grupos de alunos da Escola de Linguagens Culturais (ELIC) vêm realizando desde o final do primeiro semestre deste ano. 

São espetáculos variados, desde adaptações de clássicos infantis de Maria Clara Machado até a comédia de rua "Isabella, a Astróloga", que resgata o estilo quatrocentista italiano Commedia del'Arte. O Festival contará ainda com o "teatro do absurdo", de Eugéne Ionesco, e com o conhecido "O Bem Amado", de Dias Gomes, que foi imortalizado na televisão pelo ator Paulo Gracindo. Outro destaque do evento será o drama clássico "Os Miseráveis", de Victor Hugo, representado por crianças.

"Como somos uma escola livre, a escolha dos temas e estilos fica a cargo de cada professor, que avalia as necessidades e os desejos com o grupo. Essa liberdade é estimulante e, ao mesmo tempo, responsabiliza", afirma Fernando Klug, coordenador do Núcleo-Teatro da ELIC.

De acordo com Lilian Sidoriw, secretária do Núcleo-Teatro da ELIC, depois que os grupos definem o tema dos espetáculos, a Escola apoia a construção material e faz o acompanhamento dos alunos. "A cada ano torna-se mais difícil fazer teatro, uma vez que é uma arte em que todos dependem de todos para a construção do ‘sonho’, mas temos conseguido com a colaboração dos alunos, pais e responsáveis", destaca Lilian.

Um dos diferenciais do teatro em São José dos Pinhais é a formação de grupos de crianças. “Na ELIC temos quatro grupos de crianças, coisa incomum até na capital paranaense. São crianças apresentando para crianças e, em seguida debatendo, entre elas o espetáculo", comenta Fernando.

As apresentações do 4º Festival de Teatro são gratuitas e divididas entre o pequeno palco da ELIC, para 60 pessoas, e o teatro da Pontifícia Universidade Católica (PUC), campus São José dos Pinhais. Para os espetáculos da semana são convidadas turmas de escolas, com apoio da Secretaria da Educação. "Enviamos vários convites, mas não a todas as escolas, então caso haja interesse basta entrar em contato através do telefone 3381-5918, das 9h às 17h", completa Lilian.


Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário