A Prefeitura de São José dos Pinhais está modernizando o sistema de distribuição de medicamentos, material escolar e todo tipo de produto, o que resulta em economia de dinheiro público e num atendimento mais rápido e eficiente à população. A Central de Distribuição, criada neste ano, implantará dentro de alguns dias um sistema de gestão de todos os materiais utilizados pela Prefeitura.
Antes de existir a Central de Distribuição, cada secretaria pedia isoladamente o material que precisasse, mas não havia controle nem rastreamento de estoques. A Central começou a funcionar em março deste ano, num espaço de 7 mil metros quadrados no bairro Guatupê, e comporta hoje os materiais de toda a Prefeitura, incluindo as secretarias municipais com todos os seus departamentos, as unidades escolares e as unidades básicas de saúde. Atualmente estão armazenados no Centro de Distribuição 4 mil tipos de materiais.
“A modernização dos sistemas, reestruturação dos cadastros, formulação de curvas de consumo e o planejamento da reposição dos estoques foram os principais benefícios que a Central de Distribuição trouxe para a Prefeitura e consequentemente a população de São José dos Pinhais”, destacou o diretor do Departamento de Logística da Secretaria de Recursos Materiais e Licitações, Fabiano Rocha.
A Central de Distribuição recebe os materiais, faz a contagem, identificação do código, lote e validade. Também identifica o tipo de mercadoria para averiguar o local adequado de armazenagem, controle em sistema, requisições, separação, embalagem e entregas. Todo esse processo é monitorado atualmente por um sistema provisório que controla o saldo e a entrega de materiais. Esse sistema foi melhorado e algumas ferramentas foram adaptadas, tornando também viável o planejamento e reposição de estoques, a otimização de transporte, a realização de relatórios das validades e históricos e rastreabilidade dos materiais. Além disso, existem semanalmente rotas determinadas de entrega de utensílios.
Com o novo sistema - criado pelo consórcio de empresas TI -SJPinhais – que é responsável pelo desenvolvimento de todos os softwares da Prefeitura, a reposição automática dos materiais será possível. Por exemplo, se uma secretaria utiliza 10 resmas de papel sulfite por semana, e a cada resma utilizada é dado baixa desse material no sistema, quando o sistema detectar que as resmas estão acabando, a Central de Distribuição fará a reposição automática do material.
Além disso, o novo sistema irá limitar o que pode ser solicitado, fazendo com que desperdícios sejam evitados. Será também possível o empréstimo de materiais entre locais diferentes, pois o sistema irá detectar que em uma determinada Secretaria está sobrando papel higiênico, por exemplo, e em outra determinada Secretaria está acabando o material. Para evitar uma nova compra e desperdício de material, o empréstimo será possível. E todo este processo ficará detalhado passo a passo no sistema, com o objetivo de controlar o que as secretarias realizam.
O diretor de logística dá outro exemplo bem claro das vantagens da implantação desse novo sistema para a população. “Agora o sistema poderá detectar que um medicamento anti-gripal, por exemplo, é mais consumido no mês de março do que no mês de dezembro. Essa informação evita tanto a falta do medicamento quanto a sobra, e a população da cidade só tem a ganhar com isso, pois a economia com o dinheiro público será visível”, complementa Fabiano.
Fotos: Sérgio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário