No dia 25 de novembro o mundo celebra o Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher. Em São José dos Pinhais o tema é tratado através do 3º Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que acontece nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) até o próximo dia 5 de dezembro.
O seminário é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. O evento foi descentralizado e atualmente é realizado em oito locais diferentes: nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) – Helena Meister, Cyro Pellizari I e II, Alcídio Zeni Zaniolo, Parque da Fonte, Affonso Celso de Araújo Franco, Da Juventude e Miguel Haluch.
Nos locais são realizadas palestras ministradas por psicólogas, pedagogas e assistentes sociais, abordando as diferentes formas de violência contra a mulher: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. “É uma maneira de orientar as mulheres que muitas vezes sofrem violência caladas e não sabem a quem e aonde recorrer para obter ajuda. Em São José dos Pinhais, por exemplo, nós temos a Casa de Alice que presta atendimento à mulheres que passam por esse tipo de violência”, contou a coordenadora da Casa de Alice, Vera Miranda Ladika.
As palestras já foram realizadas em três locais: nos CRAS Helena Meister, Cyro Pellizari I e no Alcídio Zeni Zaniolo. “Nós estamos bastante empolgadas com a participação das pessoas nos encontros. Isso mostra que as pessoas não estão mais tendo resistência em tratar desse assunto”, informou a psicóloga, Lucimar Leonel Pereira.
Sobre o Dia Internacional de Eliminação da Violência Contra a Mulher
Este dia surgiu no I Encontro Feminista Latino Americano e do Caribe, em 1981. A partir disso, as mulheres passaram a se organizar de diferentes formas com debates, manifestações, encontros, cartazes, folhetos, enfim, diversas ações com um mesmo objetivo: o de dar um basta na violência contra as mulheres.
A data 25 de novembro foi escolhida para homenagear as irmãs Mirabal (Minerva, Patria e Maria), da República Dominicana, que em 1960, durante a ditadura Trujillo, foram brutalmente assassinadas. Na palestra, as mulheres também são orientadas com relação à Lei Maria da Penha, que trata da punição contra o agressor com penas que variam de 3 meses a 3 anos de detenção, antes da criação da Lei, o agressor tinha a sentença transformada em penas alternativas.
Confira a programação das próximas palestras:
CRAS – Parque da Fonte
Data: 27/11
Horário: 13h30
CRAS – Affonso Celso de Araújo Franco
Data: 28/11
Horário: 13h30
CRAS – Cyro Pellizari II
Data: 03/12
Horário: 14h
CRAS – Da Juventude
Data: 05/12
Horário: 13h30
CRAS – Miguel Haluch
Data: 06/12
Horário: 13h30
Serviço:
Casa de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica – 3381-5976
CRAS/CREAS: 3398-2575
Central de Atendimento à Mulher – atendimento 24h: 180
Fotos: Sérgio Sabino
Fonte:Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário