Publicidade

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Banda Marcial de SJP celebra 21 anos difundindo a música na cidade

Concerto comemorativo teve repertório dividido em três partes

Os 21 anos de trabalho da Banda Marcial de São José dos Pinhais foram comemorados na noite dessa terça-feira (11) em concerto realizado no Teatro Leopoldo Scherner, no campus da Pontifícia Universidade Católica (PUC) São José dos Pinhais. 

O repertório do concerto foi dividido em três partes: a primeira dedicada à música contemporânea; a segunda com os solistas Rafael Horochovec (trombone), Luiz Carlos Hoelscher Mizerski (trompete) e o ganhador do concurso Pré-Estreia da TV Cultura, Otaniel dos Santos (eufônio); e a última parte foi marcada por músicas populares e natalinas.

De acordo com o diretor, maestro e fundador da Banda Marcial de São José, João Carlos Maximiano, o trabalho social desenvolvido pela banda ao longo desses 21 anos de história teve grande importância para o município. “É um processo de musicalização oferecido gratuitamente, em que crianças e adolescentes têm a possibilidade de conhecer a música através de um instrumento”, explica João. 

O diretor, maestro e fundados da Banda Marcial de SJP, João Carlos Maximiano

Mais de mil jovens participaram das atividades da Banda Marcial desde a sua formação. “Acreditamos que essa participação contribui decisivamente na formação desses jovens, tornando-os melhores cidadãos, pessoas com comprometimento e espírito coletivo”, ressalta o maestro. 

As expectativas da Banda para o próximo ano, segundo o maestro, são de ampliação e maior participação em concursos. “Queremos criar mais vagas para alunos, participar de campeonatos de bandas e ampliar o projeto para o de uma orquestra-escola”, finaliza João. 

Histórico da Banda Marcial de SJP

No ano de 1991, a Guarda Mirim de São José dos Pinhais passou a investir na constituição de sua Banda Marcial adquirindo seus primeiros instrumentos musicais para, com sua posterior formação, representar o município em eventos públicos oficiais. 


Conquistou títulos importantes em concursos e campeonatos de bandas, os quais se destacam o pentacampeonato paranaense infanto-juvenil, bicampeonato paranaense juvenil e sênior, bicampeonato nacional, além de inúmeros interestaduais e sul-brasileiros. 

Com a transferência da Banda Marcial para a Secretaria Municipal de Cultura, no ano de 2011, iniciou-se uma modernização didática na área de musicalização para crianças. Entre os objetivos da Banda estão despertar no jovem o interesse pela música, a valorização do ser humano, complementando sua formação intelectual e cultural, e fortalecendo os princípios de cidadania. 

Fotos: Rose Nienkotter
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário