Centenas de pessoas assistiram à missa, transmitida em um telão na praça
O novo bispo da Diocese de São José dos Pinhais, Dom Francisco Carlos Bach, tomou posse no último sábado (15), em uma solenidade seguida de missa na Catedral de São José dos Pinhais. O prefeito municipal Ivan Rodrigues, representando o poder executivo municipal dos 14 municípios que compõem a Diocese, recepcionou o bispo, participando da solenidade de posse.
Para o prefeito, o novo bispo vem para dar continuidade ao trabalho social encabeçado pelo bispo Dom Ladislau Biernaski, falecido em fevereiro. “Temos grande satisfação em receber em São José dos Pinhais a força, dedicação e carinho do novo bispo. Dom Francisco vem desempenhar um papel de grande importância, principalmente no que se refere ao trabalho voltado às classes mais humildes e necessitadas”, afirmou Ivan Rodrigues.
Dom Francisco Carlos Bach estava à frente da diocese de Toledo nos últimos seis anos, e fazia parte da presidência do regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do qual também é o representante da Pastoral da Saúde. “Agora, São José dos Pinhais é a minha casa. Temos muito trabalho pela frente, alegrem-se. A Igreja não é só minha, ela é de todos”, comemorou Dom Francisco.
"São José dos Pinhais agora é a minha terra", afirmou Dom Francisco
Dom Moacir Vitti, arcebispo de Curitiba, frisou o compromisso da atuação conjunta com o novo bispo. “Queremos caminhar juntos e lutar pelo nosso povo. Espero que o bispo Dom Francisco seja feliz na realização de seu ministério episcopal”, completou.
Na missa que seguiu a solenidade, a eucaristia feita por Dom Francisco foi dedicada à memória de Dom Ladislau. “É inimaginável não nos lembrarmos da figura deste homem e do trabalho que ele desempenhou”, afirmou o novo bispo.
Dom Ladislau foi homenageado ao emprestar o nome a uma unidade de saúde municipal na área rural de São José dos Pinhais, no Córrego Fundo, inaugurada em junho deste ano. Dom Ladislau, além da atuação à frente da Diocese de São José dos Pinhais, também é lembrado pela sua luta pela redução da desigualdade social e em favor de parcelas menos favorecidas da população, na condição de responsável por diversas Pastorais Sociais no Brasil, como a Pastoral Operária, Comissão Pastoral da Terra e Pastoral Carcerária.
Fotos: Diego Dubiginski
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário