
Investimento de R$700 mil deve ser utilizado para a compra de equipamentos
A Guarda Municipal de São José dos Pinhais acaba de receber um recurso de R$700 mil para equipar sua base e equipes. Os recursos são provenientes do Ministério da Justiça, através de um convênio realizado com municípios de todo o Brasil para implantação de ações de prevenção em segurança pública. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, os recursos já estão no município, aguardando a finalização das licitações.
A Secretaria Municipal de Segurança foi responsável por elaborar o edital, que concorreu entre 322 projetos, com a seleção de 63 convênios em todo o país. Mais de 500 municípios de regiões metropolitanas do país tinham os critérios para participar, sendo 322 inscritos, 63 selecionados na primeira fase e 40 na fase final. “Nossa experiência com diversos projetos com o Ministério da Justiça nos qualificou para participar da seleção com grandes chances de aprovação do convênio”, afirma o secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend.
Para Jugend, os recursos representam o maior investimento da história da Guarda Municipal em equipamentos. “O principal investimento será na qualidade de vida dos guardas. Nós estamos adquirindo aparelhos para atividade física, para montar uma academia exclusiva. Por trabalharem nas ruas, são profissionais que necessitam de bom condicionamento físico”, comenta. A academia da Guarda Municipal ainda não tem local definido, embora os equipamentos já estejam garantidos.

Além dos investimentos em equipamentos, Guarda Municipal ganhará academia exclusiva
A coordenadora de projetos do GGI, Cleusa Maria de Lima, também responsável pela elaboração do projeto, explica que para se inscrever no convênio, a cidade precisou responder a uma série de requisitos, como estar localizada nas regiões metropolitanas com maiores índices de homicídios e crimes violentos. “Na segunda fase da avaliação, a existência de estruturas como a estruturação física dos Gabinetes de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), Conselhos de Segurança, ouvidoria, indicadores de criminalidade agregava pontos para a aprovação”, detalha Cleusa.
A verba já está no município, sendo utilizada para a compra de equipamentos de uso diário para a GM, desde uniformes, incluindo itens como calças, jaquetas para motociclistas, coletes e caneleiras; além de equipamentos para condicionamento físico, através da compra de aparelhos para montar uma academia com esta finalidade; e até equipamentos como algemas e detectores de metal. “A proposta foi encaminhada para o Ministério da Justiça já com a tomada de preços realizada, para facilitar o processo de compra dos equipamentos”, conta Cleusa.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário