Coquetel de inauguração teve a presença de cooperados, convidados, diretores e funcionários do SICOOB
Há alguns anos, instalou-se em São José dos Pinhais e outras cidades da região o Banco Cooperativo Sicredi. Ontem (04), mais uma marca de cooperativismo de serviços financeiros começou a funcionar no município. O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB) abriu em São José dos Pinhais a sua primeira agência e a unidade de número 114. Como o Sicredi, que nasceu do cooperativismo agrícola brasileiro, o SICCOB saiu do interior do Paraná como alternativa de modelo de investimento e produtos, de forma que o cooperado decide as ações dos grupos e o giro de capital é sempre aplicado na cidade onde ele é desenvolvido. Outras unidades já em funcionamento, além de Curitiba, são as de Araucária, Campo Largo, Fazenda Rio Grande e Pinhais.
“A agência do SICOOB de São José dos Pinhais já começa com o grupo de cooperados formado e com a disposição de praticamente os mesmos serviços dos bancos tradicionais. O cooperativismo de crédito é um sucesso consolidado na medida em que os cooperados definem quais os setores, e de que forma, estes segmentos devem dispor de dinheiro, ou seja, o repasse dos recursos e serviços é direcionado à cultura financeira de cada região. A área de atuação da cooperativa em São José abrange a região metropolitana, Campos Gerais, Guarapuava e litoral paranaense”, explica Vanessa Carneiro, gerente da agência São José dos Pinhais.
“O SICOOB Paraná completa onze anos em fevereiro, e nesse período detém R$ 1 bilhão em recursos administrados e mais de 100 mil cooperados, via diversas cooperativas e mais de 100 agências em funcionamento”, acrescenta Vanessa Carneiro. A sede foi instalada ao lado do prédio da Associação Comercial (Aciap), na Rua Joaquim Nabuco, 1855. “Trata-se de mais uma opção de crédito para quem precisa”, resume o presidente da entidade empresarial, Adriano Derinievicz.
SICOOB São José dos Pinhais
Segundo o presidente do Conselho de Administração do SICOOB, Jefferson Nogaroli, o sucesso dos sistema cooperativista é baseado na oferta de crédito. “Crescemos muito porque nós já fazíamos o que os bancos estatais fizeram neste ano, que é oferecer empréstimos a juros acessíveis”, lembra Jefferson Nogaroli, que estava acompanhado do diretor executivo do SICOOB, Virgílio Moreira Filho, do diretor administrativo e financeiro, Herbert Michelis, e do presidente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar-PR), José Roberto Ricken.
“Somos uma entidade cooperativista e conhecemos a importância deste modelo que preza a transparência diante dos cooperados, o que proporciona muitas oportunidades”, avalia a presidente da Cooperativa Aerotaxi, que inclui motoristas autônomos de São José dos Pinhais, Iara Follador Thomaz.
O empresário Ronaldo Ferreira de Paula, da Rede Âncora Distribuidora de Auto Peças, faz parte do grupo são-joseense do SICOOB. Tenho interesse na centralização dos serviços. Pretendemos unificar todas as nossas operações financeiras à vista na cooperativa”, projeta Ronaldo de Paula.
Fonte e fotos: PautaSJP
0 comentários:
Postar um comentário