
Novos aparelhos, externos, de Rádio Frequencia, que já estão sendo utilizados pela GM de São José dos Pinhais
A Prefeitura de São José dos Pinhais se antecipou à exigência da Anatel e mudou o sistema Rádio Frequência (RF) de analógico para digital para operação da Guarda Municipal (GM). O sistema RF serve para comunicação interna entre ocupantes das viaturas e GMs que fazem a segurança, de motocicleta e a pé, e as equipes das bases.
De acordo com o chefe de divisão de comunicação e monitoramento da Secretaria Municipal de Segurança, Sidnei F. de Camargo, o interesse da gestão em mudar para o sistema digital foi motivado pelas vantagens que a novidade oferece. Enquanto o sistema analógico, utilizado desde 2006, está suscetível a sombras (áreas que não oferecem cobertura de sinal), assim como à interferência de outros rádios na frequência da GM, tendo acesso aos diálogos, o novo sistema é muito mais seguro.

Novos aparelhos de Ráfio Frequência, utilizados pela GM de SJP, instalados nas viaturas
Segundo Camargo, a partir do sistema digitalizado, que começa a operar com 20 aparelhos nas viaturas e 50 externos, a cobertura de sinal será em 90% do município e não permitirá a interferência de outras freqüências. “Agora as informações são criptografadas e já estão sendo transmitidas através de arquivos, que só podem ser copiados pelos rádios conectados ao sistema de comunicação da GM”, explica Camargo. Ele adianta ainda que está sendo aberta uma nova licitação para ampliar o número de rádios em mais 50 para as viaturas e 20 externos.
número de torres de sinal, que possibilita maior ampliação na cobertura de sinal, também foi ampliado de uma, durante a analógica, para três no sistema digital.
A Secretaria Municipal de Segurança prepara um treinamento aos GMs nos próximos dias.
Fotos: Sérgio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário