Publicidade

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Artistas de São José dos Pinhais são referência no Brasil

Em se tratando da Arte do Boneco, São José dos Pinhais ainda é referência no Brasil.
Desde 1999, quando a Cia dos Ventos chegou a São José dos Pinhais, sob o convite do então Secretário da Cultura Engelbert Schlögel e do Prefeito Setim, as Artes Cênicas começou a ser desenvolvida de forma contínua, priorizando a formação e produção artística.

Joelson Cruz e Tadica Veiga

A nova estratégia proposta e desenvolvida pela Cia dos Ventos, além de envolver as comunidades do Município, fez com que a estrutura da Gestão Pública da Cultura, também fosse se modificando.
Durante 12 anos a Cia dos Ventos realizou trabalhos em São José dos Pinhais, num desenvolvimento que transpassou as fronteiras do Município e se tornou uma Referência no Brasil. A experiência são-joseense foi o modelo para a criação dos Centros de Referência de Teatro de Bonecos em vários lugares do Brasil, como Porto Alegre, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, todos estes lugares já desenvolviam projetos, mas se espelharam e se motivaram com a experiência comprovada do projeto ‘O Boneco e a Sociedade’. Esses Municípios tiveram contato com o Projeto, através do encontro ABRACE O BONECO BRASIL realizado em São José dos PInhais. Nestes encontros também se fizeram presentes, representantes do MinC, Funarte e IPHAN. 

Esses artistas, gestores da cultura do País, ficaram deslumbrados com o que presenciaram em São José dos Pinhais e passaram a ser grandes divulgadores dos Movimentos do Projeto ‘O Boneco e a Sociedade’, o que resultou na inserção do Museu do Boneco Animado na Enciclopédia Mundial do Teatro de Bonecos (Encyclopédie Mondiale dês Arts de La Marionnette), lançada em 2009 na França.
Nesse contexto todo, de desenvolvimento e gestão, destacam-se os artistas Tadica Veiga e Joelson Cruz. Os grandes ícones dessa revolução cultural, que coloca a Arte como um modificador social, onde as palavras empoderamento e transversalidade são a base estratégica. 

Atualmente, além dos projetos que a Cia dos Ventos desenvolve, Tadica e Joelson arrumaram tempo para ajudar no desenvolvimento nacional da Arte do Boneco.
Tadica Veiga foi escolhida recentemente para ser a representante do Brasil no Conselho Latino-americano da União Mundial dos Marionetistas (UNIMA). Sediada na França, esta instituição ligada a Unesco foi fundada em 1929 e tem como seus associados artistas do mundo todo. Tadica tem trabalhado em ações de divulgação, como correspondente do informativo ‘La Hoja del Titiriteiro’; através da criação de conexões de cooperação, como por exemplo a inserção de Municípios Brasileiros como integrantes da Associação dos Municípios Amigos da Marionete (AVIAMA). Instituição Internacional que promove o intercâmbio artístico e cultural entre os municípios associados. São José dos Pinhais foi o primeiro município brasileiro convidado para fazer parte dessa associação; ainda, no desenvolvimento do processo de intercâmbio.

Por sua vez, Joelson Cruz além das produções da Cia dos Ventos, está desenvolvendo a produção do projeto ‘GIGANTES’ que objetiva criar um diferencial para a Copa do Mundo de 2014, do projeto ‘CIDADES CRIATIVAS’ que insere de forma prática os conceitos para o desenvolvimento da Economia Criativa em Municípios do Paraná, e recentemente foi eleito o novo Presidente da Associação Paranaense de Teatro de Bonecos (APRTB), que nos próximos dois anos, trabalhará na produção de projetos como a instalação do Centro de Referência Estadual em Teatro de Bonecos (que poderá ter sua sede, ou em São José dos Pinhais, ou em Curitiba); do fortalecimento e desenvolvimento do Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, em parceria com Centro Cultural Teatro Guaíra; da produção do Festival Estadual de Teatro de Bonecos e do Seminário Sul de Teatro de Bonecos, entre outros.

Esse reconhecimento é devido ao trabalho de uma vida toda dedicada ao desenvolvimento da Arte do Boneco e da Cultura no Paraná e no Brasil. 

Em São José dos Pinhais essa dupla proporcionou através do projeto ‘O Boneco e a Sociedade’ a maior manifestação artística da história do Município. Um projeto que desenvolveu 26 Movimentos como o Carnaval dos Bonecos, o Museu do Boneco Animado, a Escola Livre de Teatro, o Ciclo de Popularização das Artes Cênicas, o Centro Experimental Inventos, entre outros. Um projeto que profissionalizou muitos são-joseenses, gerando emprego e renda. 

Vale a pena conferir os trabalhos dessa dupla que tem São José dos Pinhais no coração, nos blogs: obonecoeasociedade.blogspot.com

Fonte: GuiaSJP

0 comentários:

Postar um comentário