Publicidade

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

“Costurando o Futuro” agora em São José dos Pinhais


O projeto da Fundação Volkswagen “Costurando o Futuro” será implementado em São José dos Pinhais (PR), em 2013, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, oferecendo capacitação profissional em corte, costura e empreendedorismo a 40 moradoras de uma comunidade vizinha à fábrica da Volkswagen do Brasil localizada na cidade. Além do foco social e econômico, impulsionando a geração de trabalho e renda na comunidade, o “Costurando o Futuro” tem atuação ambiental, reduzindo o descarte de tecidos em aterros.

Nas oficinas, as participantes transformarão em objetos, como bolsas e acessórios, tecidos automotivos que seriam descartados pela Volkswagen do Brasil. O projeto também receberá tecido excedente da marca de camisas Dudalina, que fornecerá o material por meio de seu Instituto Adelina.

O “Costurando o Futuro” foi realizado durante três anos em São Bernardo do Campo (SP). No período, 160 pessoas receberam formação em corte, costura e empreendedorismo e criaram um portfólio de 37 produtos, entre os quais bolsas, mochilas e porta-objetos, confeccionados com tecidos automotivos e uniformes usados de funcionários que seriam descartados pela Volkswagen do Brasil.

Para garantir a sustentabilidade do projeto, o “Costurando o Futuro” prevê ao final de três anos a formalização de um empreendimento social para seguir com o trabalho de forma autônoma. Entre o total de participantes de São Bernardo do Campo, um grupo de empreendedoras criou o seu próprio negócio, a microempresa de confecções Tecoste, que significa Tecido, Costura e Arte.

O grupo Tecoste foi integrado à incubadora do Programa Municipal de Economia Solidária, permitindo que essas mulheres continuem recebendo por dois anos formação em empreendedorismo social por meio da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo). A Volkswagen do Brasil continuará fornecendo gratuitamente ao grupo Tecoste tecido automotivo e uniformes. No decorrer do projeto, outras participantes também conseguiram ingressar no mercado de trabalho ou preferiram atuar de forma autônoma como costureiras. Dessa forma, o “Costurando o Futuro” cumpre seu objetivo de trazer nova perspectiva de futuro às pessoas que participaram do projeto.

Fonte: inteligeMcia

0 comentários:

Postar um comentário