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quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Prefeitura, Bombeiros e Polícia Militar discutem ações de prevenção


Prevenir acidentes como o que aconteceu em Santa Maria, foi um dos assuntos discutidos durante a reunião realizada na manhã desta quarta-feira (30) no Gabinete da Prefeitura de São José dos Pinhais.

O encontro foi presidido pelo vice-prefeito Toninho da Farmácia e contou com a presença das Secretarias Municipais de Finanças, Urbanismo, Segurança, Governo, Planejamento, Meio Ambiente e também da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A reunião foi convocada pelo secretário de Finanças, Pedro Setenareski, cuja pasta é responsável pela fiscalização dos estabelecimentos comerciais no município. Segundo dados da Secretaria, um dos principais problemas verificados é a adaptação improvisada dos imóveis: muitos construídos para um propósito e utilizados para outra finalidade, sem normas arquitetônicas de segurança.

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“O objetivo principal é eleger o que é mais urgente, identificar e agir, pois não podemos pensar que o que aconteceu em outro município não possa vir a acontecer aqui”, destacou Pedro Setenareski. Segundo o secretário o objetivo é conversar e conscientizar proprietários de bares e casas noturnas cujos alvarás se encontrem em processo de regularização ou renovação e identificar e fiscalizar os locais que estejam funcionando na informalidade, para que se formalizem e possam oferecer segurança aos freqüentadores.

O comandante do 6º Grupamento de Bombeiros e coordenador da Defesa Civil no Município, tenente coronel Fábio Mariano afirmou que não há nenhum estabelecimento liberado pelos Bombeiros que não esteja em conformidade com o exigido nas vistorias. “A prioridade é identificar se os estabelecimentos têm a saída de abandono e que as pessoas saibam para onde vão correr em caso de emergência e que isso aconteça efetivamente”.

Ações preventivas

O comandante da 1º Cia da Polícia Militar, capitão Eleandro Azevedo, destacou que policiais militares que trabalham nas ruas normalmente identificam casas noturnas e festas irregulares quando atendem ocorrências e que essa informação pode subsidiar ações de fiscalização.

“A população também precisa participar, denunciando estabelecimentos irregulares ou aqueles que estão oferecendo risco aos freqüentadores”, lembrou o secretário interino de Segurança, Adriano Muhlsted.

A reunião também definiu a realização de ações integradas de fiscalização ao longo do ano, visando à prevenção e adequação de estabelecimentos comerciais no município.

Foto: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

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