Publicidade

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Setim assume a presidência da Junta Militar de São José dos Pinhais


Hoje (11), o prefeito Luiz Carlos Setim recebeu membros das Forças Armadas e da Junta Militar de São José dos Pinhais para cerimônia de posse da presidência da Junta Militar. O atual presidente Jair Antônio de Oliveira passou o cargo para o prefeito Setim.

Estiveram presentes na cerimônia, o vice-prefeito Toninho da Farmácia e a Secretária de Educação Neide Maria Ferraz Setim, o 1o Tenente e Delegado da 2a Delegacia do Serviço Militar de SJP Sérgio de Assis, o Coronel e Chefe da 15a CSM (Circunscrição de Serviço Militar) Luís Marilac Maluf Monteiro, o Sargento Neto, o Major Flávio, o Sub-Tenente Vilmar e a secretária da Junta Militar de SJP Núbia Pereira de Araújo.

Muito emocionado em assumir mais uma vez a Junta Militar, Setim proclamou o juramento a bandeira. “Ao ser empossado no cargo de Presidente da Junta de Serviço Militar deste município, de acordo com que preceitua a lei do serviço militar, prometo estar ciente dos deveres que ela e sua regulamentação me impõe e, por minha honra de cidadão, envidar todos os esforços no sentido de cumprir, pelos munícipes, os deveres relativos ao serviço militar, a fim de que o nosso município contribua para o engrandecimento da pátria”.

Em 1965, o prefeito Setim concluiu o Curso de Artilharia do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), foi primeiro lugar e recebeu a condecoração máxima: a medalha Correa Lima e a Espada de Aspirante Oficial, também cursou a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).

Junta Militar de São José dos Pinhais

A Junta Militar de São José dos Pinhais foi inaugurada em 1938 e hoje comporta São José dos Pinhais e bairros do sul de Curitiba, como o Boqueirão.

A média de alistados nos últimos anos é de 2500 jovens ao ano e a expectativa para 2013 é de que 2700 jovens compareçam à Junta Militar de São José dos Pinhais.

O Coronel Luís Marilac Maluf Monteiro contou que nos últimos anos o número de alistados que se voluntariam para o serviço militar tem aumentado. “Antigamente o número de recrutas voluntários era menor, as pessoas não queriam servir as Forças Armadas, já hoje, o número de voluntários tem aumentado significativamente. Quase todos os novos recrutas dos últimos anos foram voluntários”.

O comentou que o serviço militar pode ser muito positivo na vida dos jovens. “O exército é uma grande experiência para o jovem em termos de disciplina e aprendizagem. É uma experiência muita rica onde você vê muitas pessoas diferentes, passando pelo mesmo funil e saindo muito melhores do que como entraram”.
Em toda a Região Metropolitana de Curitiba, cerca de 1000 recrutas são selecionados para servir o Exército anualmente.

Alistamento Militar
Já está aberto o período de alistamento militar em São José dos Pinhais. Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2013 têm até 30 de abril para se alistar. Quem perder o prazo de alistamento deverá se apresentar a uma Junta do Serviço Militar e pagar uma multa.

O brasileiro que não se alistar perderá direitos como, obter passaporte ou prorrogação de sua validade, assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, entre outras penalidades.
Para se alistar, o jovem deverá apresentar alguns documentos como, a certidão de nascimento, comprovante de endereço, carteira de identidade e uma foto 3x4.

Após o alistamento, o jovem irá se apresentar para jurar a bandeira em local e data determinada pela Juntar Militar de sua região.

Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário