O prefeito Luiz Carlos Setim e a secretária de Educação Neide Ferraz Setim estiveram presentes em evento promovido pelo SuperCérebro, que trouxe a São José dos Pinhais a campeã brasileira de Soroban, Larissa Ayumi Maki, na noite da quarta-feira (20).
Na ocasião estiveram presentes autoridades locais e estaduais, como o vice prefeito Toninho da Farmácia, o deputado estadual Francisco Buhrer, representantes da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, empresários, pais e alunos interessados em conhecer a ferramenta e ver de perto o duelo entre a calculadora e o Soroban, o ábaco japonês. O Centro Educacional Top Gun é o primeiro colégio do Sul do Brasil a aplicar o Soroban em seu método de ensino.
“Ficamos muito contentes quando recebemos escolas com alta tecnologia, com vontade, determinação e com o desejo de embutirmos em nossos jovens a sabedoria, síntese e a lógica. Por isso, em nome da comunidade de São José dos Pinhais cumprimento ao Ricardo e a Patrícia não somente pelo Top Gun, que é uma das escolas particulares do município que transmite qualidade no ensino e respeito com a educação, mas, principalmente por esta novidade apresentada. Fico honrado em ver São José dos Pinhais sendo sede de grandes avanços na educação, fundamentais para o desenvolvimento do cérebro”, declarou Setim.
Duelo
Durante o evento, a Sensei Yoneko Mizuma coordenou uma demonstração de Soroban e de cálculo mental e propôs aos presentes um desafio entre o ábaco japonês e a calculadora. Quem empregou o uso do Soroban foram os campeões brasileiros da ferramenta, Larissa Ayumi Maki e Gabriel Jun Shibata.
Sensei ditou as contas a serem realizadas e aumentou a dificuldade das mesmas progressivamente. A reação do público foi impressionante, pois poucos conseguiram acompanhar a realização de contas com mais de cinco dígitos, confirmando a eficiência da ferramenta no estímulo do raciocínio lógico e cognitivo.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário