Publicidade

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Secretaria de Meio Ambiente combate maus tratos a animais

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de São José dos Pinhais tem desenvolvido um importante trabalho através do setor de guarda responsável que é o de receber denúncias e responsabilizar pessoas por maus tratos contra animais domésticos. O projeto é de extrema importância, pois tem como principal objetivo defender o bem estar dos animais de estimação, que muitas vezes são maltratados.

Prova disso é uma ação que aconteceu na última sexta-feira (22), onde a Secretaria recebeu uma denúncia e averiguou as informações de que quatro cachorros estavam dentro de um imóvel particular, cujo os proprietários, segundo denunciante, não se encontravam há dias.

Uma equipe da SEMMA compareceu ao local de denúncia, no bairro Guatupê, no mesmo dia. “Os vizinhos reclamavam de um cheiro fétido que vinha de uma casa vizinha. Ao averiguar o local, foram constatados três animais vivos, e um animal morto”, contou Ana Maria Araújo Barbosa, médica veterinária que participou da ação.

O proprietário dos animais recebeu uma infração de Crime de Maus Tratos aos Animais, vai responder processo e tem 20 dias para apresentar sua defesa. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente as fotos registradas no local servem como fatos apurados contra o proprietário.

“É uma prática comum as pessoas deixarem muita comida para os animais, e uma torneira pingando sobre uma vasilha, mas não é o correto. Pois a comida pode acabar, e pode faltar água, ou ainda, pelo baixo fluxo, simplesmente a torneira pode parar de pingar”, declarou a veterinária Ana, “o mais correto é deixar alguém de confiança, que possa entrar e sair da residência para alimentar os animais. Caso o animal seja perigoso, o mais correto é ter uma estratégia para que a pessoa de confiança possa alimentá-lo de alguma forma. O animal não pode ficar abandonado, em hipótese alguma”.

Existem duas formas de registrar denúncia de maus tratos na Secretária Municipal de Meio Ambiente: pelo protocolo oficial da prefeitura, levando dados completos do reclamante (documento oficial, telefone, e-mail) e características dos maus tratos e do animal (cor, raça) ou então pelo site da prefeitura (http://www.sjp.pr.gov.br/) na sessão Fale Conosco.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário