A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais está intensificando o trabalho educativo e preventivo a fim de manter o município livre da Dengue, já que até agora nenhum caso registrado foi autóctone, ou seja, contraído em São José dos Pinhais.
Prevenção ainda é a melhor forma de evitar a Dengue, por isso tanto agentes de Controle de Endemias em Vigilância, quanto Agentes Comunitários de Saúde, estão participando de cursos de capacitação e levando informação às comunidades, desde postos de saúde até igrejas.
Outro trabalho desenvolvido pela Divisão de Saúde Ambiental é o monitoramento de 90 Pontos Estratégicos, que são inspecionados a cada 15 dias pelos agentes de controle de Endemias em Vigilância. Estes pontos são locais vulneráveis à proliferação do mosquito, devido ao acúmulo de materiais que servem de criadouros, como borracharias, ferros-velhos, rodoviárias, ferroviárias, logradouros públicos, cemitérios, locais com fins de lazer ou religiosos, piscinas de uso público, dentre outros. Caso haja suspeita da proliferação do mosquito, o material é coletado e enviado para análise.
Ação
Quando a Secretaria Municipal de Saúde notifica um caso, ainda que não confirmado, é seguido o protocolo do Ministério da Saúde, que é abrir um raio de 300 metros de busca ativa e vistoria em 100 % das residências ao redor do local onde residem os moradores enfermos. O sangue do enfermo com as suspeita de Dengue é coletado direto no hospital e encaminhado ao laboratório Central do Estado.
A Secretaria Municipal da Saúde frisa que é fundamental a participação dos munícipes na ação de prevenção, eliminando os possíveis focos de proliferação. Uma das ações de orientação de prevenção a dengue aconteceu no último final de semana no bairro Guatupê, e deve continuar nos próximos finais de semana em outros bairros.
Casos Registrados
Este ano em São José dos Pinhais foram notificados doze suspeitas de pessoas com os sintomas da dengue no período de 1º de janeiro até 5 de fevereiro, sendo que sete exames deram negativo e cinco positivos. Destes cinco casos registrados em 2013 nenhum foi contraído no município, um relata ter contraído em Paranavaí, um em Itapoá (SC), e os outros três relataram ter contraído no Estado de São Paulo.
Sintomas
Fique atento: os principais sintomas da Dengue caracterizam-se por:
Febre alta abrupta (39 – 40 º C);
Dor de cabeça;
Dores musculares;
Dores articulares;
Dor retrorbital (atrás dos olhos);
Prostação;
Manifestações hemorrágicas.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário