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quarta-feira, 13 de março de 2013

Nova tarifa de ônibus para SJP deve ficar em R$ 2,75

Ônibus da Sanjotur que serve a região central e rural de SJP

Governo do Estado e Prefeitura de Curitiba não se entenderam quanto ao subsídio para o transporte coletivo na Capital e a passagem de ônibus aumenta já nesta quinta (14) às 24h. O reajuste foi anunciado ontem (12) pela URBS, que administra a Rede Integrada de Transporte (RIT), e é de 9,6%, o que eleva a tarifa de R$ 2,60 para R$ 2,85. Se o mesmo reajuste for aplicado, em breve, nos ônibus que servem a São José dos Pinhais e outras cidades da região Metropolitana de Curitiba (RMC), o valor deve sair de R$ 2,50 para R$ 2,75. 

O aumento na Capital atinge os ônibus tipo Ligeirinho que atendem ao terminal de São José dos Pinhais. A chamada domingueira, que custa R$ 1,00 nos domingos, vai para R$ 1,50. Segundo a URBS, há um repasse direto frente ao aumento salarial de 10,5% para motoristas e cobradores. 

A população assiste a um desentendimento público entre o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), e o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB). Segundo Fruet, com o corte anunciado pelo governo do Estado no subsídio, o custo técnico da tarifa seria de R$ 3,13. 

“Sem o aporte do governo estadual, o valor real da passagem, para manter a integração com os 13 municípios vizinhos da Capital, chegaria a R$ 3,13. Essa diferença de 28 centavos, para cobrir os custos desses municípios, será, a partir de maio, responsabilidade da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba)”, fala Gustavo Fruet. 

Para o governador, outras cidades querem o mesmo subsídio e a saída mais equilibrada foi seu ato de desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no diesel. Beto Richa encaminhou na última segunda-feira (11) mensagem à Assembleia Legislativa pedindo a aprovação de um projeto de lei que isenta do ICMS o óleo diesel usado no transporte coletivo em áreas metropolitanas que tenham integração física e tarifária.

“É a primeira vez na história do Paraná que um governo propõe apoio aos municípios para reduzir o impacto do diesel no preço das tarifas. Além disso, esta medida vai estimular que as grandes cidades desenvolvam projetos de integração do transporte público com os municípios vizinhos”, comenta o governador.

Risco de “desintegração”
O presidente da URBS, Roberto Gregório da Silva Júnior, comunicou sobre a possibilidade da integração entre Curitiba e cidades metropolitanas ser rompida a partir de 7 de maio, com o fim do subsídio do governo estadual.

Sobre este assunto, o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, disse para o site do governo do Paraná que além de defender o atual modelo de integração quer uma interação total.

“Atualmente, temos uma integração parcial das linhas e queremos uma integração total, mas sem que onere mais o governo do Estado”, aponta Luiz Carlos Setim.

Fonte: PautaSJP

Um comentário:

  1. E o novo valor da tarifa de SJP agora é R$2.90. Que absurdo! Em uma cidade que nem faz parte da RIT, a tarifa sobe 'magicamente' 40 centavos. No que este aumento é baseado? Teremos melhorias no transporte coletivo? Ou teremos integração com Curitiba? Nenhum dos dois! Isso foi apenas um aproveito, por parte da administração pública e das empresas operantes, capitalista. Quanta sacanagem com os cidadãos, que atitude besta, por parte da Prefeitura. Que absurdo!

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