Publicidade

quarta-feira, 20 de março de 2013

Prefeitura de SJP e Fiep apresentam o Teatro Sesi-PR

Teatro do Sesi é a primeira fase da reforma pela Fiep do Centro de Vivência João Senegaglia 

A primeira fase do Centro de Vivência João Senegaglia, complexo cultural que está sendo reformado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), com apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais, foi apresentada ontem (19) para imprensa e convidados. O novo espaço cênico da cidade é o Teatro Sesi-PR, que coloca o município na agenda de apresentações de dança, música, peças de teatro e outras atividades que fazem parte da programação do Serviço Social da Indústria (Sesi). 

O projeto é muito mais amplo do que o fato de São José dos Pinhais voltar a ter um teatro, desde que o Teatro de Bolso Iguaçu, no mesmo local, na Rua XV de Novembro, deixou de funcionar. Praticamente, toda a quadra, que abrigou a Indústria Senegaglia, do início do século XX até meados dos anos 60, será reformada pela Fiep e dará lugar a um grande complexo voltado à área de serviços culturais, incluindo praça de alimentação, revistaria, bistrô e demais opções que contribuam para a revitalização da Rua XV, incluindo o período noturno.

O secretário municipal de Cultura, Amarildo Rosa, comunicou que a secretaria pretende voltar para o local. “Agradecemos à Fiep por esta bela iniciativa de restauro e estamos planejando a instalação da sede da Secretaria de Cultura no Centro João Senegaglia, pois, além do teatro, haverá uma série de ações culturais que já chamam a atenção da população. Nos últimos dias, muitas pessoas que se apresentaram aqui, ou que assistiram a apresentações, nos perguntaram quando que a programação começa, ou seja, existe um interesse e temos que atender a população”, comentou Amarildo Rosa.

Características originais, como parte do teto da funilaria do início do século XX, foram mantidas na reforma da Fiep [Foto arquivo Família Senegaglia]

Edson Campagnolo, presidente da Fiep, destacou o caráter empreendedor da família Senegaglia. “Trata-se de uma das mais importantes empresas da história do Paraná e que nos serve de inspiração para contribuir com a consolidação do parque industrial de São José dos Pinhais. Há poucos anos, a Fiep adquiriu a Faculdade Famec e transferiu o Colégio Sesi, de Ensino Médio, para onde também funciona a Faculdades da Indústria. Estas unidades representam a aplicação de recursos diretos na ordem de R$ 12 milhões. A Fiep investe em Educação e Cultura. O Teatro Sesi contribuirá para uma melhor formação dos alunos, dos acadêmicos e de toda a cidade”, disse Edson Campagnolo. 

O prefeito Luiz Carlos Setim lembrou do aniversário do município. “Em 19 de março, Dia de São José, a Fiep dá ao município um presente de inestimável valor. O teatro é a primeira fase de muitas benfeitorias para a sociedade que serão implantadas no Centro de Vivência João Senegaglia. Quando era jovem e trabalhava no banco, eu vinha até esta fábrica para protocolar documentos. Fico feliz que a força desta indústria ainda está presente e é resgatada pela Fiep”, elogiou Luiz Carlos Setim.

Também estiveram presentes o presidente da Associação Comercial (Aciap), Adriano Derinievicz, o vice-prefeito Toninho da Farmácia, acompanhado de secretários, do deputado estadual Francisco Bührer e demais representantes do Poder Público. 

Programação abertura do Teatro Sesi São José dos Pinhais 
20/03, às 20h – Banda Marcial de São José dos Pinhais.
21/03, às 20h – Sessão Pipoca – Filme: “Familia”, de León de Aranoa.
22/03, às 20h – Show com Apanhador Só. 
23/03, às 20h – Show com Gabriel Satter.
24/03, às 19h – Show com Gabriel Satter.

O Teatro Sesi fica no Centro de Vivência João Senegaglia (Rua XV de Novembro, esquina com Av. Rui Barbosa). Entrada: ingresso beneficente (R$ 5,00), com venda a partir das 15h, no local. Não se aceita cheque ou cartão como forma de pagamento. Classificação livre.

Fonte: PautaSJP

2 comentários:

  1. Lembro quando meu pai fazia as placas do carro com o Sr. João Senegaglia. Parabens para os que tiveram a real iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Lembro quando meu pai -Dr.Carlos do Nascimento- fazia as placas do carro com o Sr.João Senegaglia.

    ResponderExcluir