Publicidade

sexta-feira, 1 de março de 2013

Secretaria de Saúde esclarece população sobre a proibição do uso do álcool 92ºgl

 


A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, realizou nesta quinta-feira (28), através do Departamento de Vigilância, a campanha de conscientização da proibição do uso do álcool líquido 92º gl.

O evento contou com o apoio do Corpo de Bombeiros do 6º GB, uma equipe do SAMU do município e alunos do projeto socorrista cidadão da escola MAS Tecnologia & Treinamento. Durante o dia foram entregues materiais de orientação sobre primeiros socorros.


“O principal foco é orientar a população referente aos riscos da utilização do álcool líquido. A venda foi proibida justamente pelo alto índice de queimaduras, e pelos riscos que o mesmo oferece. Os números de queimaduras anuais no Brasil são assustadoras, e grande parte desses acidentes acontecem por falta de orientação”, declarou Nilton Pickler, enfermeiro e coordenador do Polo de Educação Permanente do SAMU de São José dos Pinhais.

O enfermeiro explicou também que grande parte desses acidentes de queimaduras são acidentes domésticos, acontecem ao acender churrasqueiras, e muitas vezes por brincadeira de crianças. O álcool gel, devido a sua composição, tem menos risco de explosão, e demora mais para o fogo se espalhar em caso de acidentes. “As lesões causadas por queimaduras podem destruir desde a pele até tecidos mais profundos como ossos e órgãos”, explicou.


“O álcool gel, é o único que tem eficácia para desinfetar os germes e bactérias pois permanece por mais tempo em contato, o que não acontece com o álcool líquido pois o mesmo é muito volátil, e evapora rápido demais”, afirmou o biólogo do Departamento de Vigilância e Saúde, Luis Henrique Becker. “Estamos estendendo a campanha de orientação a empresários, através da Educação Permanente de Saúde, para mostrar que a Vigilância Sanitária esta ai para ajudar a população”.

“As orientações foram de grande valia”, afirmou Sandra Cristina Ramos dos Santos, que passava pelo comércio da XV e aproveitou para tirar dúvidas com a equipe. “Deixaram bem claro os riscos fornecidos pelo álcool líquido, e com isso desfiz mitos que muitas vezes presumimos, mas que ficou provado serem sem fundamento”.

O prazo que a ANVISA deu para adequação à nova ordem terminou em Janeiro desse ano, e os comércios que forem vistoriados e tiverem álcool liquido 92º gl em suas prateleiras terão um pequeno prazo para retirar os produtos de seu estoque. Caso não cumpram, serão penalizados.

Em caso de queimaduras e o que fazer:

Ligar para o SAMU;

Interromper a fonte de queimadura, retirando objetos que possam perpetuar o processo (relógio, pulseira, anéis, lentes de contato, etc).

Remover roupas queimadas ou intactas na área da queimadura; não remover partes que estiverem aderidas a pele.

Hidratar a região com água corrente por 10 minutos (não usar gelo);

Cobrir a região com panos limpos e secos até chegar ao hospital;

Não passar pó de café, pasta de dente, óleo, limão, ovo ou qualquer outra substância, pois elas podem causar contaminação na área queimada e agravar o ferimento;

Não aperte ou perfure as bolhas;

Resfriar agentes aderentes (ex. Piche) com água corrente, mas não tentar a remoção imediata;

Em casos de queimaduras por agentes químicos, retirar o excesso do agente químico em pó, se foi o caso, retirar roupas contaminadas, e a seguir, irrigar abundantemente com água corrente de baixo fluxo por pelo menos 20 a 30 minutos. Não aplicar qualquer produto sobre a região, pois pode agravar a queimadura.

Em caso de dúvidas, contatar a Secretaria de Saúde – Departamento de Saúde Comunitária pelo telefone 3381-6616. A melhor forma de evitar acidentes é a prevenção.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário