Publicidade

sexta-feira, 22 de março de 2013

SJP recebe profissionais e produtores rurais de diversos estados em encontro técnico


O 5º Encontro Técnico para Horticultores e Profissionais ligados ao cultivo de Hortaliças – TecHort teve início na última quarta-feira (20) e terminou nesta sexta-feira (22). Realizado pela empresa Tecseed com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, o evento recebeu mais de mil pessoas de diversos estados.

O encontro tem a proposta de reunir produtores, estudantes, técnicos, agrônomos, empresas de processamento, atacadistas e demais pessoas ligadas ao segmento de hortifruti, a fim de discutir propostas e soluções para a produção da área, uma vez que a mesma está em franco crescimento e modernização, é o que afirma Ney Volpato da Tecseed.

Volpato ainda afirmou que a parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais é de grande importância ao público alvo do TecHort, principalmente para o município e seus produtores. “São José dos Pinhais é hoje o maior produtor de hortaliças do estado, ou seja, é o local perfeito para o evento. A parceria com a prefeitura trás mais credibilidade e força ao TecHort, esses fatores beneficiam muito os produtores locais”, completou o empresário.

Nesta 5ª edição o público de mais de 1.200 pessoas veio de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, sendo sua maioria do Paraná, e cumpriram um circuito de duas horas, dividido em setores em que o visitante pode ver e ouvir sobre dicas de manejo, orientação para melhor desempenho do material, dicas de comercialização, melhoria de produção e alternativas para buscar respostas que em muitos casos não são encontradas no dia a dia da produção e comercialização de hortifrutis, entre outros assuntos. 

Dentre os participantes do 5º TecHort, a organização aponta mais de 40 técnicos da Emater que focaram no manejo do solo e suas técnicas, além de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar.

A secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Daniella Setim, reafirmou a importância da realização desse evento em São José dos Pinhais, “tanto o município, quanto principalmente os produtores de hortaliças da cidade, ganham muito com a experiência adquirida neste evento, o dia de campo proporciona aos visitantes novas técnicas que, por exemplo, permitem ao produtor produzir mais em menos espaço, otimizando assim os ganhos”, afirmou Daniella.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário