Novo trecho para bike, em direção ao aeroporto, tem estimativa de conclusão de poucos meses
São José dos Pinhais, ao contrário de Curitiba, não tinha a cultura de parques de lazer, incluindo a construção de ciclovias. A primeira a ser utilizada pela população foi a do projeto Rio Ressaca 1, entre a Avenida Rui Barbosa e a Avenida das Torres, conectando ao Parque São José dos Pinhais. Com a estrada antiga do parque até a Avenida Marechal Floriano, na divisa com Curitiba, e mais a ciclovia do Rio Ressaca 02 (um trecho de pouco mais de 1 km), será possível um passeio de bike pelos são-joseenses de cerca de 15 km entre ida e volta.
As obras da fase 2 no Rio Ressaca estão em andamento ligando o Parque São José dos Pinhais ao Aeroporto Internacional Afonso Pena. No acesso entre a Avenida das Torres e o aeroporto, com as obras do PAC da Copa na Rua Rocha Pombo, uma futura ciclovia ainda será construída, aumentando o possível trajeto para quase 20 km.
De acordo com o secretário municipal de Urbanismo, Marcelo Ferraz, que já percorreu bairros de São José dos Pinhais de bicicleta, os projetos da Prefeitura também levam em conta a troca do carro pela bike. “O município tem mais de mil emplacamentos por mês, ou seja, um volume de veículos que está impactando diretamente as ruas, e diariamente”, avalia Marcelo Ferraz.
José Guilherme da Silva é fundador do grupo Sanjo Bikers. “Eu vou trabalhar todos os dias de bicicleta no bairro Afonso Pena. Estou repassando para a diretoria da empresa, em que sou funcionário, quantos colegas também vão de bicicleta. A ideia é criar mecanismos de incentivo para quem não se utiliza do carro para o trabalho”, conta José da Silva.
Fonte: PautaSJP
Nenhum comentário:
Postar um comentário