Publicidade

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Empresa japonesa em SJP inaugura departamento de desenvolvimento

Fachada do centro tecnológico da JTEKT em SJP

Há pouco mais de três anos, o grupo japonês de construção de sistemas de direção automotiva, JTEKT, iniciou operação em São José dos Pinhais fabricando produtos como a direção elétrica de carros montados na cidade, entre eles, Renault e Volkswagen, e de outros municípios, como Toyota, Peugeot/Citröen, Fiat e GM. Na próxima terça (09), a empresa amplia as atividades e inaugura o JSATC-JTEKT South America Technical Center, centro de desenvolvimento tecnológico, com investimento de R$ 15 milhões.

De acordo com a JSATC, oitavo centro tecnológico da JTEKT no mundo, o objetivo é prover serviços de engenharia que englobam validações de novos projetos, investigação de potenciais problemas em garantia, propostas de localização de componentes, análise de valor e engenharia de cada componente para atender as exigências de competitividade internacional.

Esses requisitos permitem atender ao regime Inovar-Auto, programa de incentivo à inovação tecnológica e adensamento da cadeia produtiva de veículos automotores, adotado pelo Governo Federal para estimular o investimento na indústria automobilística nacional e que prevê mais de R$ 50 bilhões em investimentos no setor até 2015.

“A atuação do centro tecnológico atende às necessidades de nossos clientes locais, uma vez que todos, invariavelmente, são multinacionais que aplicam localmente tecnologia desenvolvida fora do País”, explica o diretor comercial e engenharia Mercosul da JTEKT do Brasil, Lucio Pinto.

Ainda segundo o diretor, por meio do JSATC, o grupo apresenta um diferencial em tempo de resposta e custo, pois evita o envio de peças para fora do Brasil e o consequente pagamento de mão de obra mais onerosa, além dos impostos. “Como o JSATC tem atuação em toda a América do Sul, atenderemos demandas de produtos manufaturados no Brasil e também na Argentina, onde temos uma fábrica totalmente nova, a ser inaugurada ainda em abril deste ano em Escobar, região metropolitana de Buenos Aires”, avisa Lucio Pinto.

A formatação de um centro tecnológico estava nos planos da JTEKT desde a inauguração da sua indústria em São José dos Pinhais. Atualmente, a JTEKT representa 36% das vendas de sistemas de direção realizadas no Brasil, com 26% encabeçados pela fábrica de São José dos Pinhais.

HistóricoA JTEKT iniciou suas atividades no País em 1999, ainda com o nome de Koyo, passando a ser conhecida pelo nome atual após uma fusão com a japonesa Toyoda, efetuada em 2006. Em São José dos Pinhais o potencial de produção é de 1,3 milhão de peças por ano. O Grupo JTEKT possui 140 plantas no mundo, sendo 42 no Japão, e conta com cerca de 39.834 funcionários.

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário