Publicidade

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Prefeitura entrega mais 17 casas para famílias do Projeto Rio Ressaca


A Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Habitação, entregou na noite desta terça feira (16) as chaves de 17 novas casas para as famílias que estão sendo realocadas através do Projeto Rio Ressaca. As famílias que estavam em situação de risco saíram das imediações do bairro Ouro Fino e a partir de agora vão morar nas unidades que foram construídas no bairro Rio Pequeno.

Durante a entrega das chaves aos novos moradores, a Secretária de Habitação Rita Meyer lembrou como surgiu a ideia do projeto. “A maioria das pessoas que estão presentes hoje aqui, sabem ou sofreram as consequências das enchentes e inundações do Rio Ressaca, e já em 2003, o então prefeito Setim, determinou o início dos estudos e projetos para a recuperação deste rio. O projeto teve continuidade na gestão do prefeito Leopoldo Meyer e hoje nesta nova gestão do prefeito Setim, estamos realizando as obras tanto para recuperação do rio, quanto para o reassentamento das famílias. O projeto do Parque Linear do Rio Ressaca era um sonho que hoje se torna realidade”.

Para a auxiliar de produção Clacir Claro da Silva, que era moradora das margens do Rio Ressaca, a entrega das chaves da sua nova casa representa também uma nova vida. “Nós só morávamos ali porque era preciso, não tínhamos outra opção. Hoje eu agradeço a secretaria e toda a prefeitura por este projeto muito bom. Agora eu posso ficar mais tranquila sabendo que vou ter um lugar melhor para criar os meus filhos”.

As casas entregues pela Secretaria de Habitação foram cedidas em forma de concessão aos antigos moradores das margens do rio. Eles receberam este direito à concessão, além das indenizações que já haviam sido pagas devido às desapropriações de suas residências. Enquanto as casas estiverem em direito de concessão elas não podem ser alugadas, cedidas, vendidas ou terem o seu projeto original alterado. Porém, os moradores que receberam as chaves têm o direito de compra da residência que estão ocupando. Estas negociações serão realizadas através da Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR) e Caixa Econômica Federal.

Projeto Rio Ressaca

O projeto visa acabar com a poluição e as enchentes do Rio Ressaca e transformar as margens do rio em um parque linear. A obra de canalização se estende por 6,3 quilômetros e beneficiará diretamente cerca de 15 mil moradores de São José dos Pinhais. Ela está sendo realizada através de uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Obras, Saúde, Urbanismo e Habitação e tem a Caixa Econômica como órgão fiscalizador do projeto.

Até agora 114 famílias que moravam em situações de risco as margens do Rio Ressaca já receberam as chaves das suas residências em quatro conjuntos residenciais. São eles: Moradias Pinheiros, Parque São José, Moradias Holtmann e Moradias Vale Verde. No total, 210 famílias serão beneficiadas pelo projeto.

Com a canalização do rio e a criação do Parque Linear, as margens do rio serão recuperadas com obras de paisagismo, que deixarão a região mais bonita, melhorando a mobilidade com a implantação de ciclovias e, principalmente, reduzindo o risco de enchentes e alagamentos.

Fonte: prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário