Publicidade

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Prefeitura quer ampliar a utilização de biodiesel na frota municipal




Nesta quinta-feira (11) a Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA) realizou no auditório da Policia Ambiental, no Parque São José, uma reunião sobre o biodiesel, com o objetivo de explicar as vantagens que esse combustível traz ao meio ambiente e incentivar sua utilização.

A reunião contou com a presença de servidores municipais, e do palestrante químico industrial da TECPAR, Wellington Wagner Dias Vechiatto.

Segundo o palestrante, “O biodiesel é um combustível ambientalmente melhor que os outros, pois devido a sua composição a diminuição de poluentes traz um menor impacto ambiental. Sendo assim, a utilização de 25% de biodiesel pode ser junto com o diesel”, explicou Vechiatto.

Atualmente a Prefeitura de São José dos Pinhais possui um ônibus destinado a atividades da Secretaria de Meio Ambiente que opera a base de 75% de diesel e 25% de biodiesel. A meta é que mais veículos da prefeitura passem a utilizar o biodiesel também.

“O biodiesel tem uma grande importância ambiental no sentido em que atua reduzindo poluentes. A SEMMA pretende retomar a coleta de óleos usados, visando duas vantagens: primeiro, melhorar a parte de utilização do biodiesel e segundo, evitar o depósito de óleo no meio ambiente”, declarou a diretora do Departamento de Monitoramente e Biodiversidade da SEMMA, Eleni Juliato Piovesan.

De acordo com a diretora, existe um projeto que esta em andamento para coletar o óleo usado em escolas, em posto de saúde e em lugares estratégicos onde a população pode participar ativamente trazendo esse material para que possamos passar a TECPAR e eles possam dar continuidade no processo do biodiesel.

Biodiesel
O biodiesel utiliza produtos como óleo de soja, óleo de girassol, algodão e gordura animal, por não ser derivado de petróleo, é considerado um combustível alternativo.

O Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) possui cerca de 1500 litros de óleo de fritura já preparados para ser transformado em biodiesel e um volume de 1800 litros de produto pronto para uso, além de 3000 litros de óleo não tratado.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário