Publicidade

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Projeto Protejo forma 210 jovens neste fim de semana

São José dos Pinhais foi o único município a conseguir a renovação do Protejo no Paraná

No próximo sábado (25) a Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Segurança, estará formando 210 jovens através do programa do Governo Federal desenvolvido no município o Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável – Protejo.

Os jovens do Protejo, todos moradores da região do Guatupê, Ipê e Borda do Campo, têm entre 15 e 24 anos, de ambos os sexos, e receberam uma bolsa auxílio de R$100,00 mais vale transporte e lanche, para subsidiar sua participação no curso, que contou com uma carga horária de 800 horas.

Além de oficinas profissionalizantes, informática para manutenção de computadores, mundo do trabalho, música, dança, teatro e atividades esportivas, os participantes do programa ainda aprendem e discutem sobre legislação social e segurança pública, sexualidade e drogas, para fortalecer sua formação cidadã.

Dos 210 jovens participantes do programa, 130 já ingressaram no mercado de trabalho, e o diploma do Protejo valerá como formação no currículo profissional destes jovens.

E programa realizado em São José dos Pinhais vai continuar – o município foi o único do Paraná a conseguir realizar o projeto pela segunda vez, e este ano prepara-se para implantar o Protejo nos bairros São Marcos, Quississana, Iná, Rio Pequeno e Del Rey.

Além de São José dos Pinhais o projeto foi desenvolvido nos municípios de Curitiba, Araucária, Toledo, Londrina, Rolândia, Apucarana, Arapongas, Cambé, Ibiporã, Jataizinho e Bela Vista do Paraíso.

A cerimônia de formatura será realizada às 18h30, no teatro da PUC Campus São José dos Pinhais.

Protejo

O Protejo é parte integrante das ações do Território de Paz do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança da Prefeitura de São José dos Pinhais, com o intuito de prestar assistência, por meio de atividades de formação e inclusão social aos jovens expostos a diferentes formas de violência.

O programa enfatiza a cultura de paz com foco na formação da cidadania através de ações como a formação para o fortalecimento da cidadania para uma participação social ativa a partir de orientações pautadas nos direitos humanos; proteção ao Jovem com a implantação de um sistema de acompanhamento e proteção dos jovens expostos às diferentes formas de violência; pacificação social com ações estruturais e territoriais que garantam a segurança, o desenvolvimento saudável e convivência juvenil pacífica, a emancipação juvenil através da inclusão do jovem a um percurso social formativo que lhe possibilite a oportunidade de acesso à educação e ao trabalho e a formação de redes Integradas entre os entes federativos, movimentos sociais e entidades de apoio da sociedade civil organizada para o jovem.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário