Com apoio do Programa Ciclovida, da UFPR, evento vai quantificar mobilidade no trânsito da cidade
São José dos Pinhais possui uma frota circulante de veículos de cerca de 200 mil, e somente na região central. Para quantificar a mobilidade entre carros, ônibus, bicicletas e outros meios de locomoção, o PautaSJP.com, em parceria com o Programa Ciclovida, da Universidade Federal do Paraná, planeja, para este segundo semestre, a organização do I Desafio Intermodal de São José dos Pinhais.
Há seis anos a UFPR realiza em Curitiba o Desafio Intermodal e há seis anos a bicicleta é o meio de transporte mais eficiente quanto ao tempo de deslocamento. Também é interessante a relação entre outras opções de trânsito, como andar a pé, correndo, de skate, etc. Os carros e ônibus, como sempre acontece, não são os meios mais eficientes. Os participantes saem de um ponto único e buscam diferentes ruas para chegarem em um mesmo local.
Segundo o coordenador do Ciclovida, José Carlos Belotto, representante do Núcleo de Psicologia do Trânsito, os meios de locomoção alternativos são mais rápidos. “A constatação de que a bicicleta é uma forma rápida de locomoção traz a importância da implantação de ciclovias nos municípios, pois trata-se de um transporte econômico e menos poluentes”, aponta José Belotto.
Sobre a organização desta iniciativa em São José dos Pinhais, o coordenador destaca o ineditismo. “Será a primeira vez que a prova acontecerá na região metropolitana e estamos curiosos quanto ao resultado”, projeta Belotto.
Além da relação entre deslocamento e tempo, o Desafio Intermodal revela outras questões importantes como a qualidade das ruas, incluindo a mobilidade para deficientes visuais e físicos. A expectativa dos organizadores de São José dos Pinhais é realizar o evento em setembro deste ano.
Fonte: PautaSJP
0 comentários:
Postar um comentário