Na divisa do Boqueirão entre SJP e CTBA circulam cerca de 20 mil veículos/dia
São José dos Pinhais tem várias obras nas avenidas das Américas e das Torres que fazem parte do PAC da Copa 2014, Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal voltado à melhoria do acesso entre o aeroporto internacional da cidade, o Afonso Pena, e o estádio do Atlético Paranaense, em Curitiba, no bairro Água Verde. Segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), a obra de alargamento do viaduto da Avenida Marechal Floriano, entre São José e o bairro mais populoso de Curitiba, o Boqueirão, começará em breve.
Trata-se de uma das últimas obras do PAC da Mobilidade direcionada ao Paraná. Um projeto muito maior do PAC, de implantação de um anel viário entre Curitiba, São José dos Pinhais (via Avenida Rui Barbosa), Fazenda Rio Grande, Colombo e Pinhais foi descartado do PAC da Copa. Esta ideia do anel metropolitano já é apresentada visando recursos federais, pela Prefeitura de Curitiba e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgão do governo do Estado, como proposta que não tem vínculo com os projetos para o Mundial da FIFA.
Licitação
A licitação via Prefeitura de Curitiba e Comec para o viaduto da Marechal Floriano prevê a chegada do ônibus Ligeirão ao Terminal São José dos Pinhais e outras requalificações, como a instalação de uma ciclovia entre os municípios. No dia 05 de maio, foi lançada a licitação que seleciona empresas. Um primeiro trecho de obras já está sendo executado na Marechal Floriano, entre os terminais do Carmo e do Boqueirão, com reformas do asfalto, calçadas e iluminação.
A partir do terminal de ônibus de São José dos Pinhais até o Aeroporto Afonso Pena, as obras do PAC estão bem adiantadas, com relação ao projeto do Boqueirão. A previsão é que todo o planejamento para as duas cidades esteja concluído em abril do ano que vem.
Fonte: PautaSJP
0 comentários:
Postar um comentário