Publicidade

quinta-feira, 4 de julho de 2013

SETRAB promove III Feira de Economia Solidária no Aeroporto Internacional Afonso Pena



A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB) está realizando a III Feira de Economia Solidária no Aeroporto Internacional Afonso Pena, no espaço João Roberto de Paula. A feira teve início na última terça-feira (2) e acontecerá por todo o mês de julho, até o dia 31. O evento é uma parceria da Prefeitura de São José dos Pinhais através do Programa Economia Solidária com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).

O principal objetivo da feira é expor os produtos dos grupos que fazem parte do programa. São 17 grupos participantes, sendo 14 de São José dos Pinhais, dois de Curitiba e um do litoral, totalizando mais de 100 artesões apresentando seus trabalhos, que variam entre bijuterias, objetos de decoração, bombos, doces caseiros, artesanatos em geral (feitos de pinhão, fibra de bananeira, couro e escamas de peixe) e reaproveitamento de madeira, divulgando assim o município e gerando renda.

“Essa feira é a participação efetiva da comunidade. O Aeroporto que atende toda a área metropolitana abriu as portas como um incentivo a todos”, declarou o Prefeito Luiz Carlos Setim. “Cumprimento a todos vocês pela maneira que a feira está organizada, com produtos destinados a todas as pessoas”, disse.

“Eu dou boas vindas a todos, e digo que a Infraero entende e faz parte da interação com o município, cedendo esse espaço para esse projeto que vem somar a São José dos Pinhais. É um resultado positivo para todos”, declarou o Superintendente do Aeroporto Internacional do Afonso Pena, Antonio Pallú. “Podem contar sempre com a Infraero, e muito sucesso nesses 30 dias”, finalizou.

Em 2012, a Feira de Economia Solidária arrecadou cerca de R$ 200.000,00, alcançando o sucesso esperado. Os produtos comercializados variam o valor por serem produtos todos feitos artesanalmente a mão, sem o uso de máquinas.

“A Feira de Economia Solidária realizada no Aeroporto é uma divulgação para o nosso município, levando um pouco de São José dos Pinhais para o mundo. Desejo que a feira alcance o objetivo esperado e que dê retorno satisfatório para todos”, declarou o Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Miguel Ferreira de Paula.

“O João Roberto de Paula que era o responsável na primeira gestão foi um grande incentivador no município. Fico feliz de ver esse espaço dedicado a ele”, declarou Setim. E concluiu: “Temos que aproveitar que em julho é um mês de bastante movimentação no Aeroporto, e fazer valer a feira. E para o ano que vem, já deixamos reservada essa data”, brincou.

Economia Solidária

Em São José dos Pinhais, o programa Economia Solidária é o mais bem estruturado no estado. Esse é um programa desenvolvido como uma forma alternativa de desenvolvimento que promove a inclusão de pessoas em uma atividade produtiva. O objetivo é buscar os talentos e habilidades de cada pessoa, e assim, proporcionar treinamento e condições para que isso venha a ser a fonte de seu próprio sustento e de sua família.

O programa Economia Solidária apóia a comercialização de seus produtos através da realização de feiras, festas da cidade, locais disponibilizados por entidades parceiras e os Centros Públicos de Economia Solidária.

Após o cadastro no Programa, os grupos recebem a certificação, e na certificação é concedido o Selo de Economia Solidária ao grupo. Quem faz as visitas de certificação é o Comitê Certificador, eleito pelo Conselho Municipal de Economia Solidária, que atesta que o grupo está produzindo de acordo com os princípios do programa e quem aprova a certificação é o Conselho de Economia Solidária.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário