Jorge Scrobote, com a filha Silvia e a esposa Luzeide, mantém a tradição de trabalho com gado leiteiro
Há cerca de 15 anos, quando a única cooperativa que havia na cidade passou por dificuldades, muitos agricultores diversificaram investindo em outras áreas. Com o surgimento de mais cooperativas na área de leite, e a participação em programas governamentais que adquirem praticamente toda a produção, São José dos Pinhais voltou a ser referência neste segmento, que só não cresce mais devido a falta de mão de obra.
Jorge Scrobote foi um dos agricultores que diversificou para o plantio, mas continua a tradição da família no gado leiteiro. “O investimento em comprar ou vender os touros, vacas e bezerros deve ser muito bem avaliado para garantir a quantidade e qualidade. Conforme o mercado, nós temos mais ou menos animais. Vale a pena criar bezerros, pois uma vaca nobre custa em média 7 mil reais. Atualmente, tiramos do nosso rebanho cerca de 350 litros por dia”, conta Jorge Scrobote, dono de uma propriedade na Colônia Mergulhão.
Segundo o vice-presidente da Cooperativa de Produtores de Leite de São José dos Pinhais (Cooper São José), Paulo Ricardo da Nova, a presença do município continua forte com a destinação para programas como o Leite das Crianças, que abastece as escolas, mais o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“Desta forma, o produtor trabalha com um preço tabelado. A cooperativa gera perto de 25 mil litros por dia, entre mais de 40 pontos de ordenha. O empacotamento é feito em Piraquara em uma empresa parceira. A dificuldade é a variação do preço dos insumos, como a ração, que tem subido muito nos últimos três anos, e a mão de obra escassa”, comenta Paulo da Nova.
A queixa quanto a disposição de trabalhadores é compartilhada por Jorge. “Tirar leite de manhã e de tarde é todo dia. Não tem fim de semana livre ou feriado. Cada vez mais os jovens preferem um trabalho na cidade, até porque o horário de início nas fábricas e escritórios não é às 6h. Trabalho com a esposa e os filhos”, diz Jorge Scrobote.
Fonte: PautaSJP com informações da Associação Comercial de SJP
0 comentários:
Postar um comentário